Itanhaém - SP

REINANDO EM VIDA - Bp. Lucas Eugênio

10/04/2012 15:48

Texto Bíblico:

 

“... Muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça, reinarão em vida por meio de um único Homem, Jesus Cristo” (Rom. 5:17)

 

Toda humanidade afetada pela transgressão do primeiro homem, Adão, passou a reinar em morte. Uma lei, a lei do pecado ditava norma e modo de vida daqueles que viviam sob o seu domínio. Nessas condições o homem estava incapacitado a receber as benesses da de Deus.  Assim, o homem para Deus estava morto, desligado Dele.

Uma observação se faz necessária: O pecado de Adão, que condenava o ser humano por toda a vida à escravidão, por Cristo, foi eliminado.

 

Quando falamos eliminado, falamos em termos de influencia: Já não é capaz de influenciar a todos. Aqueles que estão em Cristo, vivendo na graça e de posse da nova natureza, não são suscetíveis ao seu domínio. Esta nova natureza é a de Cristo, Natureza Divina, da qual hoje somos participantes.

 

 “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (II Pedro 1:3, 4)

Assim como Deus em Cristo veio a terra e se fez participante da natureza humana, com toda complexidade, para que pudesse, agora, ser seu intercessor, ele dispensa para nós sua natureza para que, também, nós, seres humanos, na terra, ver desenvolver em nós os aspectos de Deus. Promessa é uma realidade futura para nós, no entanto, para Deus é uma realidade atual: E hoje, agora! Nos versículos que hora lemos, temos esses aspectos mencionados: Piedade, Glória e Virtude. São atributos de Deus que, por meio da Natureza Divina em nós, são manifestos em nosso viver.

Piedade: No Grego é parecer-nos com Deus (Gr. deusdade)

Glória: É Deus manifestando em nós. O mundo vê sua presença em nós pelo seu resplendor.

Virtude: Alguns traduzem como poder. Eu já entendo como está na língua Grega, que é a inclinação por fazer o bem. É impossível Deus pecar, fazer o mau a alguém. ÉO home participante da natureza divina anda em conformidade com a conduta de Cristo na terra, expressão da vontade de Deus.

Os que estão em Cristo, não pecam como os demais, de forma deliberada e propositada. Uma vez que o pecado não o domina mais. Somos impecáveis então? Não. Não se trata de nós e sim de Cristo que por seu amor se fez pecador por nós. Toda justiça que teria que ser feita contra nós, veio sobre Ele, nosso Substituto Vicário. Cristo

Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; (Romanos 8:3)

Se antes, não só o pecado vivia em nós, mas vivíamos nele também, agora não. O pecado, já não vive em nós.

Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? (Romanos 6:2)

Não há como vivermos nele, se vivemos em Cristo. Se vivemos em Cristo estamos mortos para o pecado. Cristo e pecado não combinam.

                                            Ou Cristo, ou pecado!

E mais:

"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Romanos 6:14)

Eu estou de posse da provisão, abastecido, provido de graça. De posse da dádiva da justiça. Justiça é dar a alguém aquilo que ele merece. A dádiva, dom ou presente, é receber o bem não merecido. Já não há, diz a Bíblia, condenação!

Munido desta benção, eu reino em vida. Alguns estão esperando para reinar no céu, eu reino agora, e você? Ou seja: Usufruo desde já dos benefícios celestiais. Usufruo da presença constante de Deus. Da alegria da salvação.

Como, então, viver esta realidade?

Está escrito: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

É condição sine qua non, é indispensável, que nasçamos de novo, para entrarmos no reino.

Está escrito:

Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.  (João 3:5)

Nascer da água é nos identificarmos com o batismo de Jesus. Ou seja: Crermos que quando Ele se batizou não tendo um motivo pessoal para tal, na verdade, estava sepultando nossa antiga condição de condenação no pecado. Ele disse a João quando este queria se recusar a batizá-lo: “Deixa por agora, assim convém cumprir toda justiça de Deus...”.

Jesus não tinha pecado, a justiça que estava cumprindo era aquela que devia vir sobre nós. Então, estávamos lá, cada um de nós, que cremos nesta verdade. Olha aí a DÁDIVA DA JUSTIÇA!

Do Espírito, da vontade de Deus, como obra do Espírito. É ser gerado pela Palavra. É a regeneração realizada pelo espírito Santo no espírito do homem, que recebe a Vida de Deus. Assim, espiritualmente nos tornamos semelhantes a Cristo, semelhança perdida por Adão.

Só reina em vida, que entra no Reino. Só entra no reino que nasce de novo, de cima, do céu, de Deus. Reino é o lugar onde Deus domina, onde já, pela fé, vivemos. Uma realidade futura vivida agora.

                Qual p processo usado por Deus para que tudo isto aconteça?

Pedro responde:"Vocês foram regenerados por meio da Palavra de Deus, viva e permanente” ( I Pe.1:23) “

                                                         ***

“Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. (Romanos 8:12-14)

 

É o Espírito que age em nós fazendo-nos mortificarmos as obras da carne, para que vivamos a vida que nos leva ao Reino. Mortificar é matar a carne pela a inanição: Por falta de alimento!

 

“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor...” (Hebreus 12:28)

Esta é a grande verdade, embora vivemos no mundo, num ambiente que insiste nos arrastar para longe da dependência de Deus, estamos no Reino. Este Reino é como um castelo, rodeado de tantos interesses, que querem, até, se infiltrar para nos destruir. Insuflado pelo seu deus, seu príncipe, que nos fazer a viver aquela vida morta, de onde saímos. Mas estamos seguros, habitamos no esconderijo do Altíssimo, e a sua sombra descansamos. Se medos, exaltemos a Deus, pois é isto que ele espera daqueles que já usufruem de sua presença.

“...graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”.

(Colossenses 1:12-14)

Paz para todos, que reinam em vida. Eu reino!

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413