Itanhaém - SP

O MEDO DE GIDEÃO - Bp. Lucas Eugênio

02/04/2012 12:39

              

O Senhor se voltou para ele e disse: Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?                                           (Juízes 6:14)

A mensagem deste Domingo, nos levar à uma reflexão sobre o que estamos fazendo para que a benção aconteça em nossa vida.

Por outro lado, vivemos uma época de grandes sacrifícios para obtê-la: Montes e mais montes, intermináveis jejuns, longas e repetidas orações, cansativas campanhas, para alcançar o que por promessa já é nosso!

Gideão ficou um longo tempo esperando uma ação de Deus para que os midianitas fossem vencidos. Estes eram agentes destruidores; destruíam plantações, gados, a terra, enfim, não deixavam pedra sobre pedra por onde passavam! Para preservar, ao menos um pouco, os israelitas, escondiam e, no caso de Gideão, malhava o trigo num campo de prensar uva, com este objetivo. O nosso personagem recebeu a visita do anjo, talvez, o próprio Senhor, uma “Teofania”, para lhe dizer que era Gideão, um guerreiro poderoso: “  Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".(Juízes 6:12)

                                   Às vezes o Senhor precisa de nos lembrar quem somos!

Dominado pela decepção, de um aparente abandono da parte de Deus, Gideão lamenta, e, até deixa uma duvida, se realmente tudo aquilo que seu pai havia dito, sobre os milagres do passado, era um fato verídico: “Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: Não foi o Senhor que nos tirou do Egito”? (Vs.13)

Foi declarado à Gideão que ele é quem libertaria Israel! Se ele estava esperando algum sinal extraordinário, fogo do Céu, Anjo voando e terremoto para entender que algo especial aconteceria, era para esquecer; nele já havia o potencial necessário para fazer um milagre acontecer. Não desceria um exercito celestial para libertar o povo; ele seria o canal!

Aí está algo que ele não entendia: O tempo todo esperou por um libertador, quando ele já possuía o necessário para fazer acontecer o esperado. Preocupado em garantir um pouco da colheita, não via em si mesmo as condições necessárias. Possuído pela síndrome da pequenez, não enxergava, que, o que era preciso para vencer, já estava nele: A força! Ela não viria sobre si através de raio que cairia do céu sobre sua cabeça dando lhe poder, como um super herói da ficção, já estava nele.

                                    A questão era que ele levara muito tempo sem ver isso!

O medo nos cega. O medo é o oposto da fé. A fé nos faz aceitar que é possível. O medo nos cega para a possibilidade. Foi isto que aconteceu com o Grande Gideão, o medo fez com que ele não visse a força em si para trazer a vitoria que todo um povo desejava!

                                   O MEDO NÃO NOS DEIXA VER, EM NÓS, O NOSSO POTENCIAL!

Gideão possuía a força para agir, mas não acreditava em si mesmo! “Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família”. ( Vs.15)

Neste tempo, Gideão, se comportou diferente de Davi: Davi enfrentou alguém maior do que ele não se sentindo assim; pequeno! Não importava para Davi o que o gigante via, mas, o que ele estava vendo e acreditando, entendem? Outra coisa: Davi, não lutou com o gigante usando as armas que o gigante conhecia, o que atrapalhou seu adversário. Este estava acostumado a lutar de igual para igual e aquela luta, com a arma usada por Davi, fdesconhecida por ele, o confundiu.

A força interna que Gideão não via, Davi enxergava em si. Gideão ficou esperando algo acontecer, Davi foi e fez acontecer! Trouxe as maravilhas do passado a sua realidade!

 

Irmão (ã), não fique orando saudoso do passado, traga-o agora a sua realidade! A força já está em sua vida e não vês - o medo não deixa! Você, nós, temos potencial para mudar este quadro. O Senhor disse que com a força que Gideão tinha libertaria sua nação. Não desceria do céu nada de especial ou excepcional. O Senhor disse que contava, com o que o profeta já possuía! O Senhor conta com o que nós temos! Usemos este poder, esta força, que o Senhor nos dará a estratégia!

Assim como o Espírito do Senhor se apoderou de Gideão, Ele quer se apoderar de cada um de nós. Acredite no que Deus colocou em sua vida, e comece agir! Deus fez o esperado quando o exercito de Gideão saiu para a batalha.

                                 DEUS AGIRÁ EM SUA VIDA QUANDO VOCÊ DECIDIR SAIR DO ESCONDERIJO!

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413