Itanhaém - SP

RECONSTRUINDO NOSSO TEMPLO!- Bp Lucas Eugênio

17/12/2012 21:02

 

Tomei a liberdade de fazer uma analogia, entre nossa vida material e espiritual, usando o livro de Ageu, um e dois.

Não temos detalhes minuciosos da vida deste homem, de uma mensagem contundente, realista e repreensiva! Vemos sua precisão em datar suas mensagens, indicando ser ele cuidadoso e compenetrado em sua missão profética de transmitir acontecimentos tão importantes, que revelavam o nível de vida que aquele povo levava.

A questão era tão forte, que ao referir-se àquela nação, Deus, não diz meu povo, e, sim, “este” povo; com esta expressão Ele mostra Seu descontentamento geral.

O povo remanescente estava mais preocupado consigo mesmo, com seu bem estar, com sua vida material do que propriamente com o Templo do Senhor.

O povo dizia que não era tempo apropriado para construção da Casa de Deus. Não era tempo para coisas relacionadas a Deus.

Mas, enquanto suas casas estavam sendo construídas com detalhes meticulosamente pensados, o Templo estava em ruinas!

“Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” (Ageu 1:4).

Sofriam em razão da natureza de seus atos, mas, não conseguiam refletir sobre isto: Plantavam (muito), sem resultado, suas roupas gastas já não aqueciam mais, o salário não dava para nada (me lembra o tempo de alta inflação no Brasil!). Viviam uma condição de vida nada próspera, mas, não atentavam para esta circunstancia; para os resultados obtidos em razão disso.

Eis o alerta: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram”.  (Ageu 1:5 e 7)

Foi um alerta duplo, para que acordassem para esta realidade nada promissora. As condições básicas de sobrevivência estavam longe deles e eles cegos para isto.

No entanto, Deus levanta seu servo, Ageu, para que este bradasse e chamasse a nação para o arrependimento.

Havia um jeito de mudar aquilo: “Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor”. (Ageu 1:8)

Deveriam voltar toda a atenção a Casa de Deus; era a forma de alegrar o coração de Deus.

Deus não queria que o povo abandonasse suas casas. E, sim, que eles se dedicassem a obra do Pai, no mínimo com a mesma disposiçao,  para que Ele fosse glorificado. Havia algo no coração de Deus, guardado para surpreender a todos. Mesmo que as condições de construção não fossem às de Salomão, Deus daria uma glória não conhecida por ninguém! Não havia prata e nem ouro do tempo de Salomão, mas, a prata e ouro eram do Senhor. Se quisesse esses metais de grande valor, Ele os usaria, eram Dele! Mas, não era isto que Ele queria. Seu objetivo era chamar a atenção para Si; Sua gloria, Seu poder e majestade.

Tudo pertencia a Ele, e, que usaria se precisasse.  Agora, Seu povo devia estar com as mãos e o coração na obra, e, o milagre, algo que superaria suas expectativas, aconteceria.

“Quem de vocês viu este templo em seu primeiro esplendor? Comparado com ele, não é como nada o que vocês vêm agora”? (Ageu 2:3)

Ele faria tremer o céu, bênçãos, que extraordinárias (que não existem na terra, a terra, bênçãos materiais, sem medida, o mar, bênçãos escondidas enterradas sob as águas (tesouros escondidos) o continente (tesouros enterrados no chão) e as nações, (riquezas dos povos, dos ímpios, até) (Ageu 2:6,7,8)

O Senhor fala que a semente do justo será liberada. Ou seja: Haverá sementes a serem plantadas para serem colhidos seus frutos em abundancia! Eu creio!

“Ainda que junte as mãos (os ímpios), o mau não ficará impune, mas a semente dos justos será liberada”. (Provérbios 11:21)

Do versículo 9 ao 11, do capítulo 1, Deus revela que era ele quem estava por traz de todo juízo lançado sobre aquele povo. Era Sua ação disciplinadora - ao mesmo tempo em que Ele exorta o povo, ele encoraja os líderes para que não tenham medo, pois estava com eles! Assim, com esta certeza, apesar de tudo, eles começaram ou voltaram  a trabalhar no Templo do Senhor.

“Então Ageu, o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo: "Eu estou com vocês", declara o Senhor. Assim o Senhor encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, de modo que eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus “... (Ageu 1:13-14)

Algo maior e melhor aconteceria em breve, em pouco tempo, como disse o senhor, através do Profeta Ageu! Deus encheria o Templo, já reconstruído, com Sua glória!

Infelizmente, há um descuido muito grande em nossos dias, com a Casa do Senhor. Há um grande interesse, incentivado por líderes, com valores materiais, em detrimento ao espiritual.

Na corrida por uma vida melhor, o que não está errado, as pessoas estão abandonando a obra do Senhor – e quando se entregam a ela, o faz por interesse material também.

Buscar uma qualidade de vida melhor, não é mal. Mas, quando isto choca com os interesses de Deus, sim, é mal. Quando isto esfria nossa fé e nos distancia da busca por valores espirituais, é nocivo. Quando deixamos o domingo do Senhor para fazer coisas que não conseguimos resolver na semana, é ruim. Acabamos por não cultuar decentemente, chegamos à igreja (quando vamos) cansados, esbaforidos, sonolentos. Não temos dado o devido valor ao dízimo do tempo; estamos nos ocupando como muitas coisas, como a Marta, irmã de Lázaro, e uma coisa era fundamental, dar a devida atenção ao que Jesus dizia!

Um forte marca do hedonismo está se impregnando na vida do crente: Quer o prazer, a realização material ( o que não é ruim), mas, não dão a mesma dedicação ás coisas  do Espírito.

Lá, no tempo do profeta Ageu, Deus mandou que houvesse uma reconsideração em relação ao passado; o que Ele havia feito a eles. Buscando no passado os motivos de gratidão para o presente.

Agora:

Deus quer que reconstruamos nossa vida com ele, Que lancemos as pedras para novos fundamentos, sobre os quais será construída uma vida de vitória, sob a anuência do pai.

Segundo esta Palavra, se você quiser recebe-la, há um novo tempo de benção, de crescimento e prosperidade, na visão bíblica. Eu quero isto para mim , agora! Tudo que está retido, Deus vai liberar! Seremos transformados em terra boa!  Deus marca, hoje a data da nossa grande conquista, se colocarmos as mãos a obra! Vamos recuperar a alegria de servir, adorar, de seu cheios da presença do Criador. Recuperaremos as disposições antigas, que estão guardadas em áreas escuras da vida. O prazer pela glória será uma evidencia pública de que recuperamos a vontade pelas coisas do pai.

                                                       Leiam:

“Ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês”. (Ageu 2:19)

Espero que haja semente em seu celeiro, as sementes que você desistiu de lançar sobre a terra, porque, Deus disse acima: Mas de hoje em diante, você plantará, onde plantou antese não colheu e colherá, de agora em diante, tudo será diferente!

Se você voltar a dar a devida atenção à coisas de Deus, cuidar do templo que é você e restaurar sua comunhão com Nosso Salvador, as promessas contidas em Ageu, 1 e 2, serão tuas também!

                                                 Creia.

                                                 Faça.

                                                 Obedeça.

                                                 Espere e Colha!

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413