Itanhaém - SP

ÀGUAS CURADAS

03/07/2011 12:16

 

ÁGUAS CURADAS

Pr Lucas Eugenio

        Está tudo muito bonito, mas, as águas estão doentes!

        Tenho pensado muito, sobre a nossa qualidade como cristãos. Não um saudosismo barato, ou, sentimentalismo qualquer, é um inconformismo que sinto na alma. Explico: Andando de um lugar para o outro ministrando a Palavra de Deus, pude notar o interesse ou desinteresse, melhor dizendo, de algumas igrejas pela pregação, com conteúdo bíblico autentico, sem mistura. Encontrei um desprezo muito claro pela doutrina bíblica, em nome de uma experiência mística, momentânea e superficial.

            O amadurecimento espiritual foi deixado de lado, em nome de um histerismo generalizado. O que presenciamos hoje: Muitas brigas (até entre pastores) desânimo dos “crentes”, liturgia confundida com letargia, doenças emocionais, luta por posição... Tudo evidencia que há algo de podre em nosso reino. O processo de formação, de amadurecimento do discipulado está acelerado em nome do falso crescimento e da necessidade de segurar o novo convertido na denominação, mantendo ou aumentando o número de “membros” em seu rol.

        Há uma franca rebeldia de alguns, por causa da pressa na inclusão. Desobediência ao Ministério Pastoral, independência do crente, que pensa o que quer, ouve o que quer, faz o que bem entende, sem se preocupar se aquilo é o que Deus quer ou não. Esta desvalorização do Pastor na igreja é um sinal de que está na hora de voltarmos aos princípios Neo-testamentários, à doutrina paulina e aos ensinos do Cristo ressuscitado.

            Por outro lado, como já citei, de relance, a responsabilidade pastoral é muito grande. É hora deste ministério, recuperar seu equilíbrio, sua dignidade e honra, agindo da maneira que se espera, de quem está preparado, para executar a obra de Deus; não tendo medo de possíveis baixas em sua igreja, um esvaziamento, até, na participação nos cultos. Não é possível um pastor, escolhido por Deus, ser refém, de quem quer que seja, em nome da manutenção do status, dos números e da freqüência. A Palavra precisa ocupar seu devido lugar em nossas reuniões.

Creio na evidencia dos dons, em toda sua dimensão, não de um dom em detrimento dos outros. Um pastor que não é refém, não se preocupa com a quantidade de línguas estranhas, profecias e quedas (no poder?), enquanto ministra a sã doutrina. Reações emocionais, nunca significaram santidade ou espiritualidade. Não aprendemos assim.

        Ouvi os Pastores Cícero Canuto de Lima, Paulo Leivas, Valdir Bícego, entre outros, que nunca pautaram suas mensagens, pensando em tais reações. Não pensar em quantidade, é ignorância. Mas, esta tal quantidade deve ser proporcional a qualidade.

Precisamos atacar o problema em seu nascedouro. Há muita água, como havia em Jericó. Só, que aquelas águas até então eram ruins. Nada crescia naquela cidade; não prosperava!

        Nada impede agora nosso crescimento, tudo está favorável: Mídia, informação, meios, instrumentos; Temos uma fartura a nossa disposição, más, há uma esterilidade em nossas águas! Eliseu resolveu o problema pedindo um prato novo com sal, e com ele indo à fonte, buscando a restauração de sua qualidade.

        O sal para ser um agente restaurador precisa ser bom também, se não de nada adiantará.

        Nós somos o sal, diz a Bíblia. Nossa vida precisa ser usada nas mãos do Espírito Santo, e em contato com as águas produzir o milagre que esperamos. Somos nós, agentes de Deus na terra que temos a responsabilidade de mudarmos tudo isto. Se não agirmos devidamente, outros interesses tomarão a frente, se é que você me entende!

        Muitas curas estamos vendo, gente se aglomerando em volta de alguém, esperando a unção.

        Peregrinação, aos moldes católicos, presenciamos. Artistas, cantores, celebridades, todos se dizendo evangélicos. Mas, sejamos sinceros, as águas são ruins, não produzem novidade de vida! Muitos serão curados, impactados, prósperos... Mas, e aí? Para onde está indo esta gente? Sem irmos à fonte do problema, como fez Eliseu, nada disso terá valor para Deus.

        Lembrem-se: Águas curadas; geram vida, transformam ambientes, saciam as pessoas, abençoam uma cidade inteira.

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413