Itanhaém - SP

A JUSTIÇA DE DEUS NÃO FALHA - Pr Lucas Eugênio

17/12/2011 21:49

Digo-vos que depressa vos fará justiça

Este texto se encontra em Lucas 18: 08. Trata-se de mais uma maravilhosa parábola de Jesus.

Nele encontramos um juiz representando a justiça dos homens, nem sempre com boa vontade, e uma mulher que representa, também, a igreja.

Nesta historia, Jesus fala de uma mulher que estava sofrendo injustiça por alguém que ela chamou-o de adversário. Na parábola o juiz, um autoridade romana, tratava aquela mulher, como os judeus eram tratados pelos romanos, sem nenhum interesse em ajuda-los.

Chega uma hora que o juiz, já cansado de ver aquela mulher o importunando, e para não ser prejudicado, resolve fazer a justiça e dá ganho de causa a ele.

Jesus usou esta parábola, como sempre fazia, para facilitar a compreensão por parte dos seus ouvintes.

          “Deus de pressa iria dar ao seu povo aquilo que era seu direito, faria justiça”!

(A origem é o Latim JUSTITIA, “direito, equidade, administração da Lei”, de JUSTUS, “correto, justo”, de JUS, “direito, correto”, também lei, direito legal).

Entendemos então, que a justiça que Deus promete é nosso direito. Fruto da bondade de Deus em nos querer ver livres.

Deus nunca tarda, nem falha. O mundo tem uma conhecida frase: “A justiça tarda, mais não falha!”. Contrassenso! Se tarda, falha! Mas a justiça de Deus não. Ela acontece na hora certa, no tempo determinado pelo Pai! O mais importante do que a aparente demora, é que ela, a justiça será feita. A ordem das coisas será estabelecida em nossa vida.

                     O Senhor fala no vs 1, do cap 18,  que devemos orar, sem nunca desfalecer.

 

Vemos ainda, que a justiça é algo que devemos buscar, não em resultado de rancor, raiva e ira, más, ser nosso direito. Em Mateus 6:33, encontramos o conhecido versículo, que nos diz assim: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Buscar o reino é buscar o governo, domínio de Deus. E a sua justiça, é invocar a vontade de Deus em nos dar aquilo é nosso por promessa – portanto nosso direito!

Como usufruirmos deste direito? Em Cristo! Ao ir se batizar, ele disse que aquilo estava sendo feito para cumprir a justiça de Deus. No batismo Cristo estava se identificando com o homem.

Ao procurar o profeta João, ele estava fazendo referencia ao que acontecia no Velho Testamento, quando as pessoas procuravam o sacerdote, para que este oferecer um sacrifício pelos pecados cometidos no ano; assim a justiça era feita. Cristo, ao se batizar, recebeu a imposição de mãos do Profeta, sendo aceito como oferta, que futuramente seria oferecida na cruz, para perdão dos nossos pecados, satisfazendo a justiça de Deus. João era filho do sacerdote Zacarias, portanto ele pertencia à linhagem sacerdotal, representante, humano, de Arão no Novo Testamento.

Cristo é nossa justiça! "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". I Cor. 1:30

Cristo satisfez toda necessidade de Justiça, ninguém pode nos condenar (nem mesmo Deus!), é Cristo quem nos justifica.

Graças a Deus que hoje não dependemos dos homens, como o exemplo na parábola, e de sua “boa” vontade para alcançar o nosso bem. Temos Cristo, ele resolve nossas questões diante de Deus e dos homens: Ele defende nossa causa.

                                              Digo-vos que depressa vos fará justiça

Podemos orar esperando as bênçãos de Deus.

“Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida”. Romanos 5:18.

Nosso direito em Cristo: “Salvação Eterna, comunhão com o Pai, adoção (somos filhos, está escrito que temos este direito (João 1:13), livres da condenação futura...

Concluindo:

Justiça, não é Deus dando ou fazendo o que merecemos – amém! Más, é Ele dando o que por direito em Cristo, conquistamos.

Então: Busquemos o reino, o governo de Deus em nossas vidas e mais: busquemos a justiça, que nos protege e nos libera para galgarmos um caminho de vitória.

Muita paz do alto para todos!

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413