Itanhaém - SP

A COMEÇAR POR MIM... Bp Lucas Eugênio

19/01/2013 17:06

 

 A COMEÇAR POR MIM...

“Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor" (Josué 24:15)

 

Eu e minha casa, não a casa dos outros, a minha, disse ele. Nosso olhar nunca é justo em relação aos outros.  Toda iniciativa de aproximação, por exemplo, para um pedido de perdão, deve ser do outro; isto serve para uma série de situações.

A atitude de Josué, nos mostra o quanto ele era, ou se tronara um homem espiritual, estando consciente de arrumar a própria casa em vez de esperar.

Que tal você leitor, que tal nós, começarmos por nós também! Não esperar que outros se movam, sejamos o exemplo, demos os primeiros passos, que sabe aqueles que desejamos ver diferentes se moverão para uma mudança de vida! A mudança que eu quero começa por mim!

No caso de Josué, não sabemos se de alguma forma ele se conformou com as condições espirituais, anteriormente, não sabemos se ele, em certo tempo imaginou que não adiantaria nada se envolver, se complicar; mas as coisas andavam ruins ali!

Ação naquela época era caótica; espiritualmente falando. Outros deuses haviam ocupado o lugar de Deus no coração do povo. A mistura com outra gente comprometera a fidelidade da nação de do grande líder. Uma decisão urgente deveria ser tomada, algo que ele, Josué, já havia decidido!

Disse Josué: "Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel" (Josué 24:23)

Mas, num caso como este Deus sempre levanta alguém para falar. Ele toca no fundo do coração e surge daí, uma necessidade grande de bradar contra o mal, o erro.Não podemos deixar de analisar que a família é um retrato do que eu sou.

Então, após falar, o homem de Deus age! Uns só falam, têm solução para tudo, desde que os outros façam! Ele falou e fez! Decidiu, determinou ser diferente. Ele e sua casa, não a dos outros, a dele, serviriam ao Senhor, independente da resposta do povo, a começar pelo Pai da família e líder do clã, ele.

Josué, gente, foi o que se chama de cabeça; aquele por quem a família se guia ou orienta. Em alguns casos, sem querer julgar, já julgando, muitos agem, não como cabeça, e, sim, cabeçudos! Pessoa desorientada na vida, ensimesmada, mas sem enxergar seu real estado. Todo mundo está errado: Pastor não serve, não sabe nada, a esposa ou o esposo, não isso nem aquilo. O vizinho não sabe cuidar dos filhos...

                                  É todo mundo, menos ele ou ela!

Outra coisa: Os piores defeitos que essas pessoas detectam nos outros, são notáveis em si! Ou seja: Elas reconhecem os defeitos, que as faz ficar indignadas, sabe por quê?  Elas se vêm nos outros! E, se sentem mal, consigo mesmas.

Então, temos uma atitude a tomar: Seguir o exemplo de Josué, e arrumar e zelar por nossa casa, ou ficaremos sempre mal com outros, cuidando da casa alheia.

Mas, em sua casa, não faça as correções com raiva, revolta e violência. Faça de si um exemplo a ser seguido. Seja como já disse, a referencia positiva e inspiradora.

Dê testemunho da transformação realizada por Deus em você.  Mostre que você já não é o mesmo! Aí, todos terão o prazer de estar ao seu lado!

Em Marcos 9:14-27, encontramos um pai aflito por ver seu filho acometido de um mal demoníaco. Um espírito tomava o menino, e o jogava na água outras vezes no fogo; o menino sofria de mais.

Vejo aqui, um pai, buscando a cura do filho em Jesus. Mas, um pai atormentado, talvez, por outro espírito, o de acusação, pela incapacidade de crer o suficiente para mudar toda a situação. Sinto nas palavras dele um misto de angustia e culpa, sentia ruim pelo o que acontecia com seu filho e pela sua impotência diante de tudo aquilo.

Mas, veja que ele assumiu a responsabilidade pelo problema, ele pede mais fé, uma ajuda para que seu menino saia dali curado, liberto. O milagre aconteceu, a criança foi devolvida ao pai, liberta.

Entendam: “A cura do filho começou com o comportamento do pai”. Começou pelo pai, que não buscou culpado, mas assumiu a responsabilidade pela falta de resultado.

Uma  sabia escolha, é corrigirmos nosso próprios erros, e, não se envolver demasiadamente na vida dos outros, achando pelo em ovo!

Que nossa  decisão seja: Eu e minha casa.... 

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413