
Itanhaém - SP
AS DUAS SEMENTES ( FILHOS DO REINO, FILHOS DO MALIGNO) - Bp.Lucas Eugênio
AS DUAS SEMENTES ( FILHOS DO REINO, FILHOS DO MALIGNO)
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13:37-39)
Irmãos existem dois tipos de sementes, duas qualidades de filhos, dois semeadores e um campo só!
As duas sementes que brotaram de acordo com sua espécie, e compartilham o mesmo espaço, um mesmo lugar. Estão num mesmo ambiente; no mundo! Mesmo assim não pode haver mistura. Vemos aí sua importância em nossa vida; é imprescindível para nós.
Trigo:
Planta herbácea anual, da família das gramíneas, que produz o grão (cariopse) de que se extrai a farinha usada especialmente para o fabrico do pão: o trigo é o cereal por excelência, a planta alimentar mais cultivada no mundo, talvez depois do milho.
Trigo, simbolicamente, é o que de melhor Deus deixou na terra. É o exemplo do que é genuíno, autentico.
O joio
É uma erva daninha que cresce em meio às plantações de trigo e que tem capacidade para comprometer a qualidade do trigo caso as duas plantas sejam misturadas.
Tipifica: Qualquer pessoa, coisa ou fenômeno que seja prejudicial à realidade em que se insere.
Embora convivendo próximos, a procedência é diferente. Um vem das mãos do Filho do Homem a outra tem sua origem no inimigo (diabo).
Então foi definido por Jesus, nesta parábola, que existem dois grupos: Um bom, outro mal.
O trigo, que vem da semente que Jesus lançou, é resultado do trabalho do dia, pois depois do trabalho foram dormir. Ele, o Filho do Homem, não tem nada a esconder. Todos podiam ver quem era Ele, e que tipo de semente lançava, e, que indicava o tipo de plantação que estava querendo! Embora se fale muito hoje que Deus trabalha em mistério, neste caso não!
Ele trabalhou numa hora em que todos estavam acordados.
Já o inimigo, o príncipe das trevas, gosta de atuar nas sombras. Não é seu feitio se revelar, assim ele engana muitos.
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
(Mateus 13:25)
Que coisa linda observamos nesta parábola, Deus, ao semear a boa semente tem expectativas de uma colheita de qualidade. O inimigo, manifesta a intenção só atrapalhar, confundir e enganar! É a cara dele! E quantos têm se deixado levar por seu engano, suas mentiras! Têm, com isso, se posicionado no lado errado. Esses são os filhos do maligno!
É necessário notarmos esta verdade: ESTAMOS TODOS NO CAMPO, NO MUNDO.
No mesmo campo, mas não misturados. Parecidas de início, mas o tempo revelará quem é quem! É pelo os frutos, ou seja, pelo resultado! Às vezes esses filhos do maligno são confundidos com os Filhos do Reino. Engodam muita gente com algo parecido com o Evangelho. Temos vontade de sair gritando ao mundo dizendo que são dos nossos, mas, eles brotam numa quantidade absurda. Esta angustia dos trabalhadores contrasta com a calma do semeador. Este tinha consciência de que aquela semente não era a dele, e sim, de que um inimigo fizera isto! Deus conhece os que são seus. Temos que aguardar, um dia quando todos verão quem é luz, que é trevas!
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Gostaria que Deus fizesse a limpa, passasse a foice e resolvesse tudo de uma vez. Tantas coisas erradas, tanta confusão, tantas mentiras, falso testemunhos, frutos do filhos do maligno transvestido de filhos de Deus! Por que Deus não age de uma vez? A resposta é essa: O semeador conhece o tempo de agir!
(Mateus 13:30)
Muitos escândalos nascem em nosso meio, provocado pelo joio, o que nos constrange. Falta-nos capacidade para definir quem é quem, podemos nos equivocar num possível julgamento, e matarmos a semente boa. Por isso, temos que esperar o dia de Cristo, quando a verdade será estabelecida.
Amigos a Bíblia nos mostra claramente que estes dois tipos de sementes existem.
Por exemplo: Quem era Caim? Como a Bíblia o chama? Que Caim, que era do maligno, semente má!
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e, as de seu irmão justas. (1 João 3:12)
Veja mais: A árvore boa dá bons frutos, (filhos de Deus) a árvore má dá maus frutos (filhos do diabo). (Mt 7: 15-20).
Veja que há aparência de filhos, agem em algumas características como se tais fossem, fazem grandes obras, maravilhas, expulsam demônios...
Esses são sementes más, são joios, que estão entre nós, às vezes, até falando em nome de Deus, do nosso lado.
E mais: Judas Iscariotes sempre foi filho da perdição.
Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo. (João 6:70)
Judas andou com Jesus, viu seus milagres e sinais, mas nada disso mudou sua historia, seu coração, por seu uma semente ruim, que só estava no meio da semente boa, sem nada de bom produzir. Foi indicado por Jesus como um diabo, aquele que lança tropeço entre as pessoas. Tem muita gente assim em nosso meio!
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. (João 17:12)
Não cabe a nós, na verdade, julgar que é quem: Quem é joio e que é trigo. Não sabemos, não, podemos acusar ninguém. Hoje em dia um pai não conhece seu filho. Uma esposa não conhece seu marido ou vice e versa. O Trigo e joio até crescerem são semelhantes. Quando os frutos nascem é que se percebe diferença. Os Anjos de Deus na colheita saberá diferenciar um do outro.
O certo que nós, que estamos no mundo, temos que conviver com falsos crentes, falsos pastores, falsos mestres; em todo seguimento evangélico/protestante. Fica uma pergunta que todos nós devemos fazer: Somos a boa o a má semente? Filhos do Reino ou filhos do maligno?
Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.
(Salmos 58:3)
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com