
Itanhaém - SP
CRIANDO UM NOVO CAMINHO - Bp.Lucas Eugênio
... Mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Ouvir falar de uma ilustração na qual me vi ali representado.
Era uma historia sobre um bezerro, que ao desejar voltar para seu pasto não achou o caminho. Por saber como voltar, ele resolveu entrou pela floresta, abrindo uma trilha, de subidas e descidas, de esquerdas e direitas. Passando uns dias, um carneiro, líder de um rebanho aproveitou esta mesma trilha e mais tarde uns homens que estavam por ali também refizeram o mesmo caminho do bezerro. Só que, estes, passavam por ali praguejando quem construiu aquela estrada, sem saber que fora um animal irracional, e que eles, embora irritados, não fizeram um novo caminho. Com o tempo, casas foram sendo construídas e aquela estrada, a do bezerro se transformou em uma grande avenida, que no fim era o caminho do bezerro.
Esta é a questão onde estamos presos: Reclamamos da vida que levamos, mas não fazemos nada para muda-la; não abrimos um novo caminho, não criamos novas possibilidades. Entramos numa rotina de conformismo, deixando tudo como está. O que sabemos, e nisto nos tornamos especialistas, em reclamar de tudo e de todos. Vivemos a espera de um milagre, acreditando que um fato novo surgirá num passe de mágica e que este fato se encarregará de abrir novos caminhos. Jesus, nem sempre ia até uma determinada pessoa que precisava de uma cura ou transformação. Mas, ele se colocava ao alcance, em uma casa, em um lugar, no templo... Deixava que o necessitado o procurasse. Que o mesmo fizesse o caminho que o tirasse do lugar de sofrimento - algumas vezes Cristo agiu assim.
O problema é que preferimos achar que o mundo está contra nós, e seguimos o caminho do bezerro.
Saul, o rei, não quis mudar. O que ele fez? Arrumou, gratuitamente, um inimigo, que só existia em sua mente; o caminho do bezerro. Fez de Davi seu alvo, em vez de buscar um caminho novo, e tentou mata-lo em algumas ocasiões. Se Davi estava tendo mais sucesso, era por uma única razão: Ele guerreava mais, portanto, vencia mais! Davi tinha seu caminho, e, Saul, se perdera no sentimento de inveja. Davi encontrou dificuldades? Sim. Mas, sempre buscou uma trilha nova, não ficava reclamando da estrada.
No culto anterior, eu ministrei sobre a mulher, conhecida como pecadora. Que em um determinado dia resolveu criar um novo caminho. Ele podia culpar o mundo por ser quem era; uma prostituta. No entanto, ela resolveu mudar de vida, decidindo encontrar Jesus, derramando o perfume caro sobre Ele, ungindo-O. As mulheres daquela vida usavam uma espécie de colar e nele um vidro de perfume caro indicando que ela era cheirosa, asseada.
Ao romper com o vidro, ela estava rompendo com sua antiga vida de prostituição. Ela buscava algo novo, um novo caminho – o caminho do bezerro não lhe interessava mais. Ela saiu dali, do encontro com O Mestre, salva!
A decisão é de cada um: Se coloca como vítima do mundo, persistindo no caminho de altos e baixos, esquerdas e direitas, ou cria uma nova trilha, por onde o desenvolvimento pessoal e espiritual será mais facil.
O caminho do bezerro está em nossa mente, nos mantendo presos á um sistema que nos levará ao precipício. O que precisamos é de uma renovação da mente, para experimentarmos coisas novas, que advêm da vontade de Deus. Enquanto mantermos nossas mentes cheias de coisas velhas, de lixos, persistiremos num caminho ruim que nos levará a uma vida de sofrimento.
Então, aproveite esta mensagem e mude seu caminho, em nome de Jesus.
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucase