Itanhaém - SP

DEUS ESTÁ TE PROVANDO? Bp. Lucas Eugênio

25/04/2012 20:34

É comum se dizer, quando se está passando por alguma dificuldade, que Deus está provando.

Também se usa alguns versículos até, equivocadamente, para corroborar este argumento.

Sabemos que todos nós que preza em servir à Deus com qualidade e excelência, em algum momento passará por testes e provações. As quais, lógico, não têm Deus como causa ou princípio.

Se no passado o Senhor em muitas ocasiões provou seus filhos, em tempos de graça, isto não acontece. Provações são uma realidade inquestionável, nã há como negarmos.

Porém,nossas provações vêm de perseguições, de oponentes, usados por nosso maior adversário para nos constranger e nos desanimar, na realização da vontade de Deus. No primordio da Igreja, as perseguições eram constantes, e vinham de todos os  lados. A igreja em Roma, passou horrores na mãos do Imperador Nero, que queimava os cristãos à noite nos jardins,  usando-os como lanternas. Era o fogo da perseguição, a provação que os primeiros cristão sofreram, em nome de Jesus. Pedro escreveu esta carta sabendo que este tipo de perseguição se espalharia para outras provincias. Alertava para que os cristãos se alegrassem como co-participantes dos sofrimentos de Cristo; esta era a participação física da cruz de Cristo. Nada haver com o que se fala hoje em dia, sobre provação, como se Deus fosse um especie de estraga prazeres. A provação é motivada por questões espirituais, sim, mas Deus não é o motivador.

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. (1 Pedro 4:12-13)

Leiam:

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” (1 Pedro 1:7)

Este versículo está num contexto, que diz a respeito de irmãos da dispersação, e, padecendo vários tipos de tentações.

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações...”( 1 Pedro 1:06)

                     Digo sem pestanejar, é que Deus não nos prova.

O certo é que por não reconhecermos nossos erros arrumamamos a disculpa de que somos provados. Quando na verdade a razão de muitas lutas que passamos tem como fonte a nossa desobediencia. Erramos e somos punidos pela lei da reciprocidade. Ou seja: Plantamos, colhemos. Como podemos pensar que ao plantarmos limão, colheremos maçã! De Deus não se zomba; o que o homem semear, colherá. (Gl 6:7-10)

 

  Esta é uma lei espiritual! Não tem nada haver com prova de Deus.

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria

concupiscência” .(Tiago 1:14)

Podemos afirmar que Deus nos deixa ser provado, visando o nosso amadurecimento e fortalecimento de nossa fé. Tiago, o irmão de Jesus, ao falar de prova,fala como um verdadeiro lider da Igreja, encorajando aos irmãos numa época de intensa perseguição. Ele diz:

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações...” (Tiago 1:2)

A prova, tinha como resultado final, perseverança. Isto é: A provação desenvolvia o dom da paciencia. Era um motivo de alegria, os tais que passavam pela provação.

Então a provação sob a vontade permissiva de Deus, traria como resultado o fortalecimento do cristão em Deus. Provação visa nosso crescimento.

Uns pensam que uma dor de dente, desemprego, falta de dinheiro, são provações de Deus. A provação, no Novo Testamento, está relacionado, não com a matéria e sim com o caráter cristão. E mais: Com o condicionamento de cada um para os grandes desafios que a fé exigirá de cada um.

Guarde isto: “ A provação não vem só para testar nosso valor, mas para aumentá-lo”

(Lettie Cowman)

A Bíblia afirma que Deus nos corrige.

Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.(Hebreus 12:5-8)

Correção, não é prova, correção é educar. Castigo, não é um tipo de maldição é penalizar, um erro. Ao mesmo tempo que Deus educa ele também castiga, ao seja, Ele pode reter uma benção, pode silenciar-se ou não dá, por ora, o que pedimos.

Deus não precisa nos provar, como fez no passado, uma vez que hoje temos o seu Espírito Santo, que nos fala, através de nossa consciencia. Embora servos, somos tratado como filhos por Deus.

Se você é alvo da disciplina ou correção de Deus, se alegre, pois á a evidencia de que você é um filho Dele!

Porque somos disciplinados por Deus? Para nossa preservação; Ele se importa conosco.

 

"Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (I Co 11:31,32)

 

                     Disciplinados sim, provados por Deus não!

“Bem aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos

que o amam”. (Tiago 1.12)

 

 

 

 

 

 

PEIRASMOS: É A PALAVRA TRADUZIDA POR PROVAÇÃO E TENTAÇÃO EM GREGO, É A MESMA

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413