Itanhaém - SP

EM MEIO AO TEMPORAL OS PÁSSAROS CANTAM! - Bp. Lucas Eugênio

22/09/2012 13:57

 

 

 

Sexta, em nosso estudo semanal sobre a Vida Cristã, eu estava tomado de uma forte dor de cabeça, que começara, na sexta anterior.

Não tive condições de me preparar adequadamente para ministrar o estudo, e sem ter alguém para me substituir...

Mas, em respeito à igreja que lá estava, fui ao púlpito e li um texto: Atos 9:06 Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer".

Sinceramente, não sabia o que dizer!  Mas, comecei a falar de Paulo, o nosso Apóstolo, aquele que fora chamado diretamente pelo Senhor para ser o construtor do prédio teológico que daria toda estrutura à Igreja.

O início foi difícil, dizia eu, para ele o homem de Tarso. O próprio discípulo, Ananias, aquele que Deus chamaria para ser quem oraria pelo Saulo, o perseguidor de cristão, para que este, então dominado por Deus, pelas as rédeas do Senhor, fosse o instrumento transformação; o iniciador do evangelho entre os gentios!

Ananias quis informar a Deus, caso este não soubesse (?), que o homem a quem Ele pedira que ele fosse encontrar na Rua Direita, casa de Judas, tratava-se de alguém extremamente perigoso para a Igreja: Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.
 (Atos 9:15)

Vemos que o milagre que Deus fizera, já se passara três dias, e ninguém comentava!Mas, o histórico pregresso de Saulo, ainda povoava a imaginação de todos, como a idéia de um fantasma numa casa abandonada!

Noticia ruim é veloz como um coelho, mas, a noticia boa, é lenta como uma tartaruga!

O povo marca bem o ruim, o bom, não recebe o devido valor.

Paulo teve dificuldade de inclusão entre o povo de Deus, alguns o rejeitavam, desconfiavam de sua intenção, e, o pior: de sua conversão. Mas a Bíblia diz que ele se fortalecia cada dia mais e pregava que Jesus era o Messias esperado!

Soube que havia um plano para matá-lo, e, assim sufocar sua mensagem, o que faz com que os discípulos de Jesus, engendrassem um plano, um cesto amarrado por uma corda, um buraco na muralha, seria o seu meio de fuga.

Ele foge, chega à Jerusalém, tenta reunir os discípulos, que desconfiam dele e não reagem positivamente à sua mensagem, tinham medo, como os outros.

Mas, em meio ao temporal os pássaros cantam, e, surgiu em sua vida, estrategicamente, Barnabé, o Filho da Consolação, que o adota e o encaminha aos apóstolos! Glorias a Deus! Sempre surge um Barnabé em nossa vida. Deus não nos lança aos leões, assim, sem um escape já pensado e providenciado. Barnabé, com o tempo, sairia da frente e andaria a sombra do Apóstolo, em paz, consciente de que Deus tinha aquilo para Ele! Até Atos 12:25, quando se mencionava seus nomes era nesta ordem: Barnabé e Paulo. Mas a partir de 13:46, Paulo passa e se destacado em primeiro lugar, indicando sua ascensão diante do povo de Deus!

Hoje é muito difícil para os servos de Deus entenderam a ordem espiritual das coisas! Alguém acha que tem sempre uma idéia melhor do que a daquele que está à frente da igreja! Oras, se, fosse para ser assim, era este alguém quem estaria à frente, não?

Então tudo muda, Paulo começa a pregar com ousadia a Palavra entre o povo em Jerusalém, e, Deus começa então á usá-lo poderosamente!

É confortante sabermos que Deus quando nos chama, a exemplo de Paulo, desde o ventre de sua mãe, ele nos sustenta, nos guarda, e, não deixa que seus propósitos para nós, não se frustrem!

Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma. (Gálatas 1: 15,16)

Eu creio assim, que os escolhidos são marcados por Deus desde o ventre materno, e, que Deus, por sua soberania, trabalha no tempo, nas circunstancias e em pessoas, para que seu propósito se cumpra como Ele determinou!

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. (Lucas 1:41)

 

Bem, este bebe, que se agitou tratava-se de João, o escolhido por Deus desde o ventre para ser aquele que abriria o caminho e os ouvidos para o surgimento de Cristo, seu primo!

 

“E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho” ( Lucas 1:76)

 

Leia este lindo versículo bíblico: Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta” . (Jeremias 1:5)

Paulo é para mim, entre os personagens bíblicos, uma referencia e inspiração, as nuanças  presentes em sua vida desde o primeiro dia, quando do cavalo caiu, são fatores determinantes para o meu chamado ministerial. Imagino, como seria difícil para aquele homem conviver com a pequenez de pensamento, e limitação de inteligência e pela emocionalidade que convive com os que são colocados em posições de lideranças na obra do Senhor – o que não quer dizer que é pelo Senhor!-

Mas, somos a continuidade a plenitude, como igreja, daquilo que foi começado lá no distante passado por Jesus, passando por seus discípulos, depois Paulo. Temos a grande responsabilidade de anunciar Jesus, O Cristo, às nações, sim, mas também àqueles que sofrem do nosso lado e até mesmo dentro da Igreja.

Este foi só começo, nesta sexta fria e de dores de cabeça!

O que eu aprendi ouvindo um velho pregador, quando, na minha mocidade pastoral, preocupado com um fracassado êxito de irmãozinhos, ele me disse: Não chora, filho, seja como os passaros, eles cantam, mesmo em meio ao maior temporal!

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413