![](https://afc29cee75.cbaul-cdnwnd.com/06b9cf9bf5d9041874052fd4780716d3/200003227-08e9409e33/50000000.jpg?ph=afc29cee75)
Itanhaém - SP
Entre a dúvida e o milagre, o drama de Zacarias
Por Paulo Moreno
Como reagimos quando nossas orações não são respondidas?
Como nos posicionamos diante do silêncio de Deus? Existem pessoas que passam meses, anos e décadas pedindo a Deus, algo de suma importância, mas nem sempre o Todo Poderoso responde.
Nós os que nascemos em um lar cristão, somos ensinados desde a tenra infância que, temos que pedir a Deus em oração, pois ele é fiél para cumprir o que desejamos - aprendemos nas escolas dominicais que: a Fé, é a certeza das coisas que esperamos e o firme fundamento das coisas que não vemos.
Aprendemos que sem fé, é impossível agradar a Deus.
Mas como conviver com a aparente demora de Deus? Como ter esperança, quando não há motivos para ter?
Em mundo imediatista, onde pertencemos à geração da banda larga, onde a informação é muito rápida, é difícil termos uma fé que não se desvanece com o tempo.
Em uma época em que fé, era coisa do passado, Zacarias e Isabel, nos deixam um exemplo de fé, serviço e devoção.
Vamos ao texto:
Lucas 1.5-6
No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão.
Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada.
O texto narra o drama de um casal, temente e fiel a Deus.
Zacarias (lembrado de Deus) e Isabel( Deus é o meu juramento) serviam a Deus com todas as suas forças; Lucas diz que eles eram justos e viviam irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos de Deus,porém, eles não tinham filhos.
Diante da cultura da época, faltava alguma coisa, havia uma lacuna, faltava-lhes, um filho!
Agora, pois, como Lucas pode afirmar que ambos eram justos e irrepreensíveis?
Como afirmamos no comentário, A atitude de Lucas, que Lucas investiu tempo, dinheiro para pesquisar tudo sobre a origem de Cristo, ele leu manuscritos, documentos, entrevistou testemunhas oculares, e diante desta pesquisa, ele encontrou o casal Zacarias e Isabel; o termo justo, vem do grego dikaisunes,que significa, que "não deviam nada" irrepreensíveis, notem que ser irrepreensível, não significa que eram santos, não significa que não se deixavam repreender, mas denota que não precisavam ser repreendidos em coisa alguma. E pra Lucas afirmar que eram justos e irrepreensíveis, ele o fez diante do que ouviu de seus parentes, familiares, seus vizinhos.
Algumas lições destacamos do texto
Em primeiro lugar:Temos que refletir sobre que visão a sociedade tem de nós.
Qual é a visão que a sociedade tem de você?
Como as pessoas poderiam definir sua vida?
Vivemos em uma época que ser Cristão é sinonimo de duas coisas:
Fanático e Hipócrita
Fanático: A sociedade define os cristãos como fanáticos, porque muitos não conseguem equilibra religião com vida diária,são chamados como os crentes salgados demais!
Não conseguem ter relacionamento pacífico com pessoas de outra religião ou ateus.
Muitos Cristãos, querem enfiar a palavra de Deus nos ímpios por goela abaixo, sempre se acham os donos da verdade, alguns ainda, se vangloriam de ter lido a Bíblia inteira, uma vez ou mais, mas a questão é se de fato, a Bíblia já nos leu alguma vez, e se somos o que deveríamos ser.
Temos que entender que Cristo, se envolvia com as pessoas, Ele com Sua Sabedoria, usou os recursos que podia para pregar a palavra.
A igreja de hoje tem que entender que ser diferente, não é viver dentro de uma estufa! Mas é se posicionar com ética e respeito diante da sociedade.
Temos que usar os recursos que dispomos para pregar o evangelho! Cristo usou o barco de Pedro, era o que de melhor ele dispunha no momento.
Cristo sabia aproveitar as oportunidades. A igreja deve aproveitar os recursos de hoje para pregar o evangelho, temos a Internet como um dos maiores meios de comunicação, mas poucos a utilizam com eficácia! As redes sociais tomam boa parte dos acessos de hoje em dia, temos que planejar uma forma de anunciarmos Cristo.
Temos que nos envolver com as pessoas. Temos que deixar de ter cheiro de gesso , e termos cheiro de gente! Temos que buscar recursos com a Prefeitura do Município, temos que buscar um convênio com a assistência social de nossa cidade, temos que fazer parte dos movimentos sociais da cidade, e não apenas dos nossos próprios.
Qual visão seus parentes não evangélicos tem de você?
Hipócrita: Ser hipócrita, significa fingir ter virtudes, crenças e sentimentos que na verdade não temos.
O termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência, é fingir ser o que não é.
Será que isso soa familiar? Ou mera coincidência?
Na verdade,todos somos hipócritas! Pois, quem não finge ser o que não é? Ou melhor dizendo, quem não tenta ser o que não é? Somos cristãos, imperfeitos, falhos, carregamos nossas dificuldade aonde quer que andemos.Na verdade,buscamos ser igual a Cristo, buscamos, ainda que não alcancemos, mas buscamos.
O problema, é quando fingimos uma aparência de santidade, idoneidade falsa moralidade em detrimento do próximo.
Nos tornamos verdadeiros fariseus de plantão, e isso implica na corrosão de nossa imagem diante da sociedade.
Cristo não se pronunciava como acima do próximo, não se vangloriava de ser o Autor da vida,mas ao se relacionar com os homens, ele desceu a escada e pegou em nossa mão, pois sabia que não éramos capazes de subir os degraus.
Cristo, mesmo sendo a personificação da Santidade e perfeição, não usurpou Seu direito de julgar os homens, mas os abraçou e chorou com eles.
Se o Filho de Deus, não julgou os homens, ainda que poderia, porque nós, que não podemos, o fazemos?
Isso nos torna hipócritas! Ou melhor dizendo, mostra quem realmente somos.
A igreja de Cristo, deve ser a resposta de Deus ao mundo, e não motivo de escárnio.
Paulo diz que Deus preparou boas obras para andarmos nela,somos a Igreja, não representamos o corpo de Cristo, nós o somos de fato.
Devemos andar como Ele andou, falar como Ele falou e fazer o que Ele fez.
Zacarias e Isabel, ainda que humanos, imperfeitos servem de referência para a igreja de hoje, pessoas bem vistas diante dos homens e diante de Deus.
Zacarias mesmo não tendo o que tanto queria, não culpou Deus pelas suas mazelas,mas continuou servindo a Deus.
Isabel,mesmo não concebendo o sonho de um filho, não deixou de ser piedosa e fiel a Deus.
Em segundo lugar: Quando Deus responde a oração.
Quando menos esperamos Deus vem ao nosso encontro e nos surpreende com suas maravilhas.
O Deus que nós servimos, ainda realiza prodígios e milagres, Deus não deixou de ser Deus.
Existem teólogos que sentam no seu "trono" de "sabedoria" afirmando que Deus não realiza mais milagres,alguns ainda afirmam que o tempo dos milagres ficou na era apostólica.
Mas Deus trabalha como quer e na hora que Ele quer.
Antes de João ser concebido no ventre de sua mãe, ela já fora concebido na mente de Deus.
A aparente demora, não significa o descaso de Deus, os planos e caminhos de Deus, são infinitamente maiores que os nossos, quando a esterilidade e a velhice mostram o impossível, Deus ainda tem a última palavra.
Creia na última palavra de Deus, ela pode ser à teu favor; o texto diz:
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.
Deus ainda ouve a oração de um justo! Creia que suas lágrimas não caem em vão, Deus conhece cada gota do seu choro.
Durante muitos anos Zacarias e Isabel rogaram a Deus por um filho, mas mesmo sem ter a oração atendida, eles continuaram servindo a Deus.
Zacarias representa o tipo de crente que servem a Deus independente das bênçãos.Para ele, Deus é mais importante que as bençãos que Ele pode oferecer.
Deus ainda responde o clamor dos aflitos, Ele é o Deus que faz de um ventre velho e infértil, brotar um lindo milagre!
Deus faz uma senhora de avançada idade abraçar um filho e amamentar!! Deus é o Deus de proezas!
O Rev.Hernandes diz que muitos vivem a teologia de Marta:
Quando Cristo chegou para ver Lázaro,o mesmo já estava morto à dias... Ela diz: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido( conjugou o verbo do passado), pelo que Jesus respondeu: Seu irmão vai ressuscitar. Marta respondeu: eu sei Senhor, na ressurreição do último dia (conjugou o verbo do futuro), mas Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá.
Jesus não disse que era,ou que seria, Ele disse Eu sou (presente), o mesmo Deus de ontem é o Deus de hoje, o Deus que realizou proezas no Egito, é o Deus que você serve e adora; Seu poder é ilimitado.
Deus realizou dois grande milagres: Um ventre estéril ter fertilidade, e uma senhora conceber.
Para Deus, promessa e realização é a mesma coisa, Deus não prometeu apenas a Zacarias que ele teria um filho, mas disse que sua mulher, Isabel, conceberia.
Deus é o Deus de milagres,confie na providência D'ele.
Em terceiro lugar: A benção de Deus, é maior do que imaginamos.
Quando Deus aparentemente demora para nos conceder o que desejamos, é porque muitas vezes, a benção é maior do que pensamos.
Zacarias e Isabel queriam um filho. O sonho de Zacarias era ter um menino para educar à luz de sua religião, Zacarias queria um filho para ser um sacerdote,pois apesar de nem todos os filhos de sacerdotes atuarem como tal, era o desejo comum dos sacerdotes.
Isabel queria um filho pra se tornar um representante dos homens diante de Deus, mas Deus lhes concedeu um Profeta!
Os sacerdotes representavam os judeus diante de Deus. Os profetas representavam a voz de Deus às nações!
Muito mais que profeta, João foi teologicamente, o último deles, sua missão, ser o precursor do Messias, preparar o caminho de Deus na terra, anunciar uma nova era, e de fato, João o Batista,foi um divisor de águas na historia da humanidade, sua voz cessou o silêncio de 400 anos.
Quando a perversidade tomava conta do povo de Deus e de todo o mundo, Deus levanta João para denunciar a religião morta dos filhos de Israel.
João foi o primeiro pregador do evangelho, teve o privilégio de batizar Jesus nas águas, seu ministério, um dos mais brilhantes da bíblia.
E eu paro pra pensar que Isabel e Zacarias, ambos de avançada idade, não poderiam jamais imaginar o que Deus tinha reservado para eles.
Essa história, é um remédio para nossa alma, o drama desse casal, representa muitas famílias em todo o mundo, homens e mulheres que oram, choram, servem a Deus com integridade à despeito de suas lutas e angústias.
Famílias que não abrem mão de servir a Deus, mesmo quando muitos viram as costas para o Autor da vida, quando todos se entregam à uma vida fria, vazia, sem questionamentos, enquanto muitos vivem à margem da fé, Zacarias e Isabel, brilham como luzeiros no mundo, nos deixando um exemplo de fé, serviço e devoção.
O resultado, foi que João Batista, não foi apenas um filho, foi profeta, não foi apenas profeta, foi o precursor de Jesus Cristo.
A benção de Zacarias e Isabel, não se deteve no âmbito familiar, mas alcançou todo o mundo, e as eras seguintes.
Que Deus nos conceda graça, para vivermos como Zacarias e Isabel, que independente das circunstâncias, serviam a Deus.
E a benção de Deus para nossas vidas, à de ser uma benção não apenas para nossa família, mas para toda a igreja, ao Brasil, e se Deus quiser, para o mundo.
Amém.
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com