Itanhaém - SP

Hermenêutica básica na lata do lixo

02/11/2011 15:44

 

soares-boneco-copia1.jpg

Fui convidado por uma amiga para um culto de uma federação de jovens da IPI. O pessoal no maior pique, era um dos raros momentos em que conseguiam reunir jovens de diversas regiões daquela federação. Ouve apresentação de cada igreja presente, muito louvor e celebração, até este momento o culto corria tudo muito bem, até que chegou o momento da mensagem. Levantou o seminarista de uma das igrejas para pregar.

O texto escolhido foi Atos 17:1-3 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.  Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.  
Após ler esse trecho da bíblia, nosso jovem seminarista começou a explanar o momento histórico e as diversas viagens de Paulo, tudo corria bem, no inicio me deu a impressão de que ele estava um pouco nervoso, talvez fosse uma de suas primeiras pregações, mas ele estava indo bem na apresentação do texto e sua interpretação histórica. Porém eis que senão quando, ele me lança essa pérola

- “Quando formos pregar o evangelho, temos que fazer igual a bíblia diz que Paulo fez na sinagoga, temos que arrasar, tem que detonar igual o apóstolo fez.”

Eu arregalei os olhos, pensei que não tinha ouvido direito, ou ele tinha feito um trocadilho. Mas não, para sentenciar nesse momento ele se empolgou e disse para todos lerem à bíblia junto com ele, e na parte do arrazoou (que significa expor, argumentar, alegar), ele grita em plenos pulmões para a igreja.

-“Veja, aqui diz que Paulo detonou, arrasou, demoliu os caras na apresentação do evangelho”.

Nessa hora acho que o próprio Paulo se revirou no túmulo, e o professor
Pasquale da TV Cultura teve um princípio de infarto. Em nenhum momento o seminarista disse que Paulo manejava bem a palavra e por isso tinha base para argumentar e discutir as escrituras na sinagoga.

Enfim, quem saiu arrasado da igreja naquele dia fui eu.

 

 

ALEX FAJARDO

 

Publicado em Causos da Igreja

 

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413