Itanhaém - SP

O QUE É, E O QUE NÃO É HUMILDADE

11/07/2012 15:48

Basicamente, a humildade é uma virtude que nos dá o sentimento de limitação, fraqueza e deficiência. Todos nós, se humildes, temos, no mínimo, a noção de nossas limitações. Assim, evitamos comprometimentos para os quais não estamos preparados, com isto, desde já faz da humildade um estado intelectual, também.

Agora, veremos o que é, ou o que não é, humildade no quesito espiritual.

É uma das colunas do cristianismo, junta com o amor, que é a essência da vida cristã, formam toda estrutura de nossa fé.

O termo vem do Latim humus, que nos leva a humilis, “humilde”, que entre outras varias interpretações pode significar “que fica no chão, que não se ergue”. Ou a definição que eu acho mais coerente: Frutos da terra.

Algo a salientar também, é que a Escrituras, não diz para sermos humilhados, como religiosamente se afirma; declara que os humilhados serão exaltados. Alguns irmãos se humilham diante de tantas coisas achando que com isto estão obedecendo a Palavra! Não é assim! O que indica que somos humildes, não é sermos bobo, joguetes nas mãos dos outros, desrespeitado em nossa dignidade, e, sim, se e como reagimos! Temos personalidade, e, às vezes quando ameaçados, agimos em nossa defesa: Nome, filhos, famílias e etc. Não necessariamente pela violência, mas na forma da lei; judicialmente. Isto não indica que somos orgulhosos, mas que temos senso de justiça. É certo que quando estamos, por ventura, impossibilitados de agir, temos o Senhor, nosso justo Juiz, para nos defender.

                     HUMILDADE E HUMILHAÇÃO SÃO DOIS CONCEITOS DIFERENTES!

 

Está assim: Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:12).

O texto está se referindo aos Judeus, que gostavam de ser saudados, honrados por onde passavam, como mestres. Amavam os primeiros lugares, em assentos importantes...

A humilhação que passamos, quase sempre vem da ausência de humildade em nós.

Há uma luta pela autossuficiência, independência e rejeição a submissão em determinada situação. Queremos que nossa posição seja reconhecida, e, às vezes para a tal, humilhamos alguém. Achamo-nos por baixo quando parece que outro é superior a nós, em conhecimento, respeito e reconhecimento. Reagimos mal a isto, contrapomos com argumentos orgulhosos; daí vem a nossa própria humilhação, para que sejamos colocados no lugar. Disse Calvino: “A submissão é mais do que obediência; ela envolve humildade”.

Leia a fala de Nabucodonosor após ser humilhado por Deus: “... porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância. (Daniel 4:37)

Há também a necessidade de alguns, em colocar outros em seu devido lugar, quando lemos que, quem humilha é Deus, através de acontecimentos, circunstancias ou pessoas.

                    É  isto: É Deus quem humilha, é, Ele quem exalta!

É bíblica uma espécie de pré-humilhação, com o objetivo de não no vangloriar por algo extraordinário alcançado por nós. Veja o caso do Apóstolo Paulo, a quem foi dado um espinho na carne, que para ele era alguém do próprio satanás, dado o sofrimento causado; tudo para que não se exaltasse. (II Cor. 12:07).

Irmãos, pior que a arrogância, é a falsa humildade. Vem daqueles que só agem, aparentemente com humildade, quando tem plateia. Nestas horas, esses, dão uma de coitadinho, vítima do mundo. Cuidado, eles estão entre nós!

E a humildade interesseira?  Ela só existe quando há outros interesses em jogo. Nestas muitos se resignam, e se cala, quando quer falar!

Tem a humildade forçada; quando não tem jeito. Ela é obrigatória, pois se, se comportar com orgulho, a imagem será manchada!

 A humildade é uma virtude muito fácil de ser imitada!

A verdadeira humildade é fruto de um exercício diário. É aceitação dos limites impostos pela vida ou pelo próprio Deus. É reconhecer que não tem nada que do céu não tenha vindo.

É aceitar a vida vivida como um presente da graça (ajuda gratuita), não por nossos méritos.

É ter uma vida não só voltada para os direitos pessoais e seus interesses a fim de assegurar o bem geral, de uma comunidade. Este é o exemplo deixado por Cristo, e que Paulo orienta pra que os nossos sentimentos ou atitudes sejam iguais ao de nosso Senhor Jesus.

“E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz”! (Filipenses 2:8)

A humilhação foi uma escolha de Jesus. Ele humilhou-se a si mesmo. Embora os agentes fossem inúmeros, a sua humildade atendia aos propósitos de Seu Pai. Ele obedeceu!

Quando Ele se sujeitou a tudo que passou, Ele, na verdade, estava se sujeitando a Deus!

Em resultado disto, Ele foi exaltado.

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. (1 Pedro 5:6)

Como cristãos, nosso comportamento deve ser antagônico ao do restante de pessoas.

Quando nós, escolhemos nos humilhar, para que o Nome do Senhor não seja envergonhado, seremos como premio, exaltado por Ele; no tempo devido!

Mas, mesmo sabendo que seremos exaltados aos sermos humilhados, este não deve ser nosso pensamento, pois será, sendo assim, uma humildade interesseira ou até mesmo uma forma de orgulho!

Leia com atenção: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”. (Filipenses 2:3)

Encerrando quero afirmar, que muitos perdem o status de humildes por cansar, de esperar uma transformação de condição. Acaba se precipitando e liberando sentimentos ruins represados por muito tempo. Cansa de aprender, e que ensinar, sem calibre para isto.

Passa a buscar ouvir só o que lhe interessa e esquece que a humildade é fazer o que edifica; não qualquer coisa.

A humildade, mesmo sem reconhecimento por homens, tem recompensa do céu:

“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida”.                         ( Pv. 22:04)

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413