Itanhaém - SP

JOSÉ: TINHA TUDO PARA DAR ERRADO...BP. LUCAS EUGENIO

16/03/2012 21:54

                                   (A mensagem dos nossos últimos cultos foi sobre José e teve por título)                 

 

                                                           José:   “Um homem que tinha tudo para dar errado”.

 

A estrutura psicoespiritual de José atrai minha atenção. Ele poderia ter tido todas as complicações psicológicas, emocionais e espirituais. Poderia ter sido um homem frustrado, decepcionado e revoltado com a vida. Um cara amargo, como é comum em nossos dias.

 

                                          Vejamos: Ele teve sonhos que indicavam de como seria o futuro dele e de sua família.

 

Era amado pelo pai, mas não compreendido por este.  Rejeitado e odiado pelos irmãos, que lhe venderam com escravo, imaginando que se livrariam dele. Na casa do homem que lhe comprou, no Egito, num primeiro momento deu tudo certo, até ser desejado pela mulher de seu senhor, e, não atendendo o seu desejo, foi caluniado por aquela ela; preso foi esquecido em um buraco escuro.

Poderia ter gritado ao céu por JUSTIÇA! Não é o queremos quando as coisas não saem conforme o esperado? Quando a doença ronda nossa casa. Quando o dinheiro não é do tamanho de nossa vaidade. Quando não somos amados na proporção que amamos... Não gritamos para Deus (?) ouvir, assim: INJUSTIÇA!

Sem contar, que diferente daquele moço, nós, desistimos com facilidade dos nossos sonhos, e, pior, das promessas de Deus. A duvida, que começa com o D do diabo, descaradamente nos assalta nessa hora; hora de nossa fraqueza. José tinha tudo, todos os motivos para não dar certo. Eu não tenho todos os motivos e não dei ( só eu?) certo; ao menos conforme meus sonhos! É ruim olhar para trás e ver o nosso rastro inconstante, tortuosos e vacilantes, em estrada plana! Mesmo tendo nossas veredas niveladas, tropeçamos diante do pensamento de que Deus não está cumprindo, o que é uma mentira, Sua parte no concerto!

 

                                                                   Ele tinha tudo para não dar certo, ou não?

 

                                                                        A resposta é só uma: Tinha. Claro!

 

Mas, por uma questão que podemos imaginar ele era diferente de muitos de nós. Sua reação não foi aquela comum entre os pobres mortais. Ele sabia, não sei como, que tudo fazia parte do grande plano de Deus para ele. Hoje sabemos que quanto maior é o propósito de Deus para nós, maiores serão as exigências para o recebermos! Ele, embora novo, entendia e afirmou isto depois. Deus o queria lá naquele tempo certo.

Sem querer me revelar um simplista, cheio de jargão evangélico da teologia da prosperidade, quero que você repita esta frase: A minha hora vai chegar!

                                                                          José sabia que sua hora chegaria.

 

Voltando ao tema, diante de tudo que enfrentou na vida, ele tinha motivos para desistir.

 

Aquela raiz de amargura, que nasce, brota e contamina a pessoa e tudo em sua volta, não encontrou terra propícia para se desenvolver no coração de José. Irmão se existe uma raiz deste tipo em sua vida, arranque-a agora mesmo. Não alimente este sentimento, ele na certa vai crescer e lhe prejudicar terrivelmente, até sua família seus negócios e sua igreja.

 

                                                                          Diga: Não quero isto para minha vida!

 

                                                        Em José, aquele que tinha tudo para dar errado, este não existia!

 

Em vez que ficar dando lugar para o rancor, a tristeza e a lamentação, José filtrou tudo e transformou em oportunidade de vitória! Faça isto também: Se estão lhe dando limão, faça limonada! Não se sinta a vítima do mundo! Não procure culpados, deixa tudo isto para trás e vá em frente!

 

José chegou ao objetivo de Deus, nós chegaremos também, e só liberarmos tudo de ruim que está em nós, e vamos para o alvo.

 

Não deixe que sentimentos ruins atinjam sua vida e lhe atrapalhe. José não permitiu isto por isso, no fim, ele foi tudo que Deus quis que ele fosse.

 

José é o protótipo de cristão que Deus sonha para nós. Ele é perfil de crente ideal para Deus. Aquele que através da vida exalta ao Senhor, e não aceita menos do que Deus lhe reservou

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413