![](https://afc29cee75.cbaul-cdnwnd.com/06b9cf9bf5d9041874052fd4780716d3/200003227-08e9409e33/50000000.jpg?ph=afc29cee75)
Itanhaém - SP
LIÇÕES SOBRE A MESA JUDAICA - Paulo Moreno
Por Paulo Moreno
Lucas 14.1-6
Jesus é o mestre dos relacionamentos.
Jesus nunca desiste dos homens, ele veio à terra exatamente pra isso, valorizar o ser humano, comprando o ser humano com o seu próprio sangue; ele veio ainda para propor ao homem uma revolução na arte de pensar, Jesus veio para confrontar os valores e princípios que norteiam a vida humana, ele não veio para suprir expectativas, mas para trazer novas perspectivas; Jesus Cristo foi tão chocante que as pessoas se aglomeravam, se empurravam, pessoas faziam de tudo para estar diante dele, para ouvir suas palavras, para presenciar seus milagres.
Lucas cap. 12 diz que as pessoas se pisoteavam para ocupar um lugar próximo a ele, e muito mais que aguçar pensamentos, Jesus convida a humanidade a enxergar a vida sob a perspectiva e Deus! Nada foi tão impactante na terra do que Jesus! Os imperadores morreram, ficaram em alguma página da história, que são ensinadas de vez em quando nas escolas, mas Jesus dividiu a história, quando alguém faz aniversário, quando você olha no relógio, quando você olha em algum calendário, é o mundo testificando a vida de Jesus! Diz um pensador contemporâneo que: “A terra nunca mais foi a mesma depois que Ele colocou os pés nela”.
Jesus nos dá uma verdadeira aula sobre como nos relacionar com os outros. Ele é convidado a estar na casa do maior inimigo, e ele aceita o convite. Nós muita vezes ao invés de nos aquecer com o amor, repelimos as pessoas, somos insensíveis à causa do outrem, não era a primeira vez que ele fora convidado, Lucas 11.37 relata que certa feita Jesus também fora convidado a estar na casa de um fariseu. Enquanto muitos desistem das pessoas, Jesus nos deixa um exemplo que até os fariseus merecem sua atenção. Jesus dentro da casa passa a deixar lições importantíssimas sobre a injustiça social; Jesus não julgou o fariseu, mas entrou na sua casa, e não foi a toa que muitos fariseus se converteram.
Invista sem esperar resultados imediatos. Quando temos pressa nos resultados, ficamos frustrados; o mestre sabia lidar com isso, seus discípulos demoraram a mostrar os resultados, Tiago e João, mesmo andando com Cristo, pensavam em obter os melhores lugares no reino vindouro, Pedro, era dúbio; ora agia corretamente, ora agia somente com o coração, mas verdade é que Tiago e João, foram grandes servidores da causa de Cristo, morreram em pleno exercício de seus ministérios. Pedro por sua vez, depois de um tempo de investimento, se tornou o líder da comissão apostólica, líder da igreja de Jerusalém, escreveu duas cartas magníficas e foi um dos maiorais de seu tempo. Nós temos que agir da mesma forma, investir sem esperar resultados imediatos, não podemos cobrar o que as pessoas “ainda” não podem nos dar.
Preguemos, cantemos, oremos, façamos visitas, mas que façamos para Deus, pois o crescimento da Igreja, quem dá é Deus. Jesus é o mestre da serenidade, o cenário era intimidador, as pessoas estavam ali com os olhos fitos em Jesus, no vocábulo original diz: (observavam com maldade, má intenção), e se apesar de todos pensarem que Jesus estava encurralado, na realidade ele era o Único livre naquela sala, Jesus sabia lidar sob pressão, notemos no texto que o Mestre conduz a reunião e nos dá uma verdadeira aula sobre avançar mesmo sob pressão. Como reagimos às pressões que a vida nos submete? Como administrar as crises familiares, financeiras? Quando perdemos a serenidade, tomamos decisões precipitadas... Moisés agiu desta forma quando matou um soldado egípcio; por isso teve que fugir e de Príncipe do Egito, tornou-se pastor de cabras, perdeu sua oratória, e quando Deus foi ao seu encontro a fim de comissioná-lo para a missão de libertar o povo da escravidão, ele colocou empecilhos. Onde estava a sua coragem, sua força, seu afinco que teve ao matar o egípcio?
Aprendamos com Jesus! Mantenha a calma, descanse na providencia soberana de Deus. Jesus é a Esperança contra a desesperança, o versículo dois nos diz que havia um homem hidrópico diante dele. Uma pessoa que sofre de hidropisia retém alta quantidade de líquido em determinadas áreas do corpo, causando inchaço... Este homem não tinha muita esperança na vida, a morte era certa, era uma questão de tempo, mas Jesus estava diante dele para mudar sua sorte e sua história, Jesus se dirige a ele e o toma pela mão e o curou! Um milagre sem precedentes! As pessoas ficaram maravilhadas atônitas, faltaram-lhes palavras nos lábios, mas o mais importante, é que aquele homem teve sua vida e dignidade restauradas.
Não temas! Jesus está no controle da situação; se nos corredores sinuosos da vida, você está inchado pelas pressões, relacionamentos fracassados, frustrações por investir e não ter resultados imediatos saiba que Jesus pode quebrar paradigmas para te abençoar, se talvez o seu problema for enfermidade, ou até de ordem financeira ou até mesmo conjugal, não podemos garantir que todas as suas orações serão prontamente atendidas... Mas de uma coisa temos certeza: Se Deus quiser, tem jeito! Creia nisso... Não cometa um atentado contra a fé... A fé é um dom de Deus, pela fé da fraqueza tiramos forças... Toque nas mãos de Cristo pela fé...
Sermão pregado na Igreja Apostólica Abba no dia 30/01/2011.
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com