Itanhaém - SP

LIVRE ARBÍTRIO, VOCÊ TEM? - Bp. Lucas Eugênio

19/04/2012 15:31

Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?
Lucas 6:46

 

 

"É a crença religiosa ou uma proposta filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo e crença".

São as palavras mais ouvidas, que serve de desculpa para que uma pessoa faça o que bem entender. Dentro das igrejas são palavras bem usadas também para justificar uma escolha de estar em tal denominação. Atender uma condição ministerial ou uma posição de sua igreja. Dizem: “Temos o Livre Arbítrio!”. Entende uns, que o direito de fazer oque quer, em detrimento a orientação de autoridade espiritual de um ministério.

Alguns líderes dizem que Deus o deu para Adão, por exemplo. O que, no mínimo, podemos dizer que Ele fez essa concessão em termos ou limitada.       

E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". (Gênesis 2:16-17) .

Em virtude da limitação em relação à árvore do conhecimento do bem e do mal, surge a liberdade relativa. Então não foi um livre arbítrio completo.

Com a queda o homem perdeu o poder de escolha, ele morreu e sua relação com Deus foi cortada, desligada. De outra forma, o homem perdeu a capacidade de escolha: Se tornou escravo de sua vontade e do espírito que estava na serpente. O homem tornou-se um ser “serpentizado”. Então, foi tomado pelo o espírito de rebelião, ou mesmo que esteve no céu, quando houve a rebelião de Lúcifer. Foi este inteiramente corrompido em todas as suas faculdades e partes do corpo e da alma.

“Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça”? (Romanos 6:16).

Adão morreu para Deus, e se fez incapaz de fazer o que era certo, e, levado por pela força maligna encontrolável, no caso dele, a prática do erro.

 

O homem pensava, ao comer o fruto, assumir o controle de sua vida através do conhecimento sugerido pela serpente, sendo um ser igual a Deus, perdeu-se totalmente.

A serpente omitiu lhe, o que é comum ao diabo, que o homem conheceria o mal sem poder resisti-lo. Conheceria o bem sem poder praticá-lo. Com a ideia de ser Deus tornou-se escravo de seus desejos.

Adão, que recebeu o sopro de folego de Deus, ou seja, recebera o espírito de vida do criador, agora, era um ser dominado pelo inimigo de Deus; sem o poder de escolha!

       Uma vez que controlado pelo o espírito rebelde, fazia assim sua vontade.

 "Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44).

A vonta de independencia em relação a Deus, o fez cair na dependencia do diabo.

ARBÍTRIO SERVIL

Arbítrio (Servil) - (Em latim servo arbítrio) - Termo usado por Lutero para apontar a oposição ao livre-arbítrio. Indica a dependência absoluta da vontade humana à vontade ou à graça de Deus.

Nessas condições, o ser humano, não serve-se do pretenso livre arbítrio para cometer uma série de atitudes que contrariam a Palavra de Deus.

Somos livres sim; do domínio pecado, da condenação eterna, do poder do mundo, da escravidão maligna... Mas agora, os que pela fé aceitaram Jesus como seu salvador, o aceitaram também como Senhor. Quem tem senhor não é livre! Deve-lhe, no caso de Deus, obediência irrestrita. Mas sem medo, pois trate-se  de  uma submissão filial e voluntária.

“Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade”. (Romanos 6:19)

 E mais:

“Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna”. (Romanos 6:22)

Ou interessante em relação a Deus, é que embora consideremo-nos seus servos, ele não nos vê assim: seu olhar nos mira como filhos, curados de uma doença hereditária.

                                   E nos trata como príncipes, num Reino de paz e de santidade, onde seu domínio é absoluto e inquestionável. Esse é o nosso Deus.

                                                                                                         Não tenhamos medo de servi-lo, portanto!

Agora, temos que nos livrar, irmãos, da síndrome de lúcifer, que tem como sintomas, o pensamento de liberdade irresponsável, independência de toda a obediência e que forte marca da rebelião primeira, a qual foi repelida por Deus contundentemente - Lançando os rebeldes à terra, gerando o caos com efeitos ainda presentes na terra.

E, rejeitarmos qualquer proposta de busca de um caminho autônomo, sem o sim ou o não do Criador. É certo fazermos planos, sonharmos e projetar nosso futuro, mas entendendo que a resposta final é de Deus!

Olha que lindo versículo: "Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida”. (Provérbios 4:4)

 

Amigos, servir a Deus, nos submetermos à Ele e aceitarmos sua escolha e presença em nossa vida, é a volta do lugar de honra, honra esta que vem de Deus. É consagrarmos nosso caminho, na confiança que está no controle de todas as coisas e que é capaz de fazer o que é bom para nós.

Vejam:

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. (Provérbios 16:1-3)

Consagrar é entregar em outras mãos, as mãos de Deus, a partir daí Ele assume; torná-lo verdadeiramente o Senhor de nossa vida. Se você não fez isto ainda, esta é a hora, faça em nome de Jesus!

                                                                               Entre no caminho, não do livre arbítrio, da submissão irrestrita a Deus.

Lembre-se, conforme está escrito, nossos caminhos parecem certos, o melhor. Andamos neles conforme aprendemos e nem sempre é o certo. Prego um volta urgente a Palavra de Deus, não do homem ou pais de igreja. Nosso Pai é Deus e espera de nós, seus filhos um andar correto.

No final irmãos, veremos o resultado da não obediencia e da obediencia. Muitos estão fazendo muito,  sem estar na odediencia à vontade de Deus. No final será isso que ouvirão: " Afastai-vos de mim...

Paz do alto para todos

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413