Itanhaém - SP

MENTE RENOVADA, VIDA TRANSFORMADA! - Bp. Lucas Eugênio - Abba/Sp

30/07/2012 16:02

... “mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)

Quero falar sobre a renovação da mente. No texto lido, mostra-nos que é fundamental para sermos capacitados a compreender o que Deus quer de cada um. Sem a renovação, não há como experimentarmos as coisas essenciais que vem de Deus para nós.

Nossa vida com Deus começa com a renovação, que gera transformação de comportamento, antes rebelde, limitado e irresponsável.

Nossa mente vem com fortes informações da vida caída em Adão. Todo o princípio de desobediência, foi passado por esta carga hereditária de pecado e vida antiDeus.

“Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores” (Romanos 5:19)

A renovação gera transformação. Ou seja: A mudança de itens, antes recebidos hereditariamente de Adão, para os itens que recebemos de Cristo, que podemos chamar de Fruto do Espírito, e, que transforma nosso modo de pensar e viver. Possibilitando-nos uma mente, com condições de informações incríveis! O pecado afetou-nos, de uma forma, que chegamos às raias da irracionalidade. É mais o menos, no campo espiritual, o que aconteceu com Israel, no Egito. O povo que foi para o Egito com Jacó; Chegaram Israel, mas, o meio, evidentemente, influenciou à muitos, a ponto, de no deserto desejarem voltar e construir, com a riqueza (ouro) dada pelos Egípcios, para saírem de sua terra, um bezerro de ouro. Israel, biologicamente, mas, egípcios por nascimento e características adquiridas pelo tempo, lá, vivido. A passagem pelo deserto foi um período de desintoxicação, sendo que para quase todos, isto não ocorreu, morreram no deserto. O tempo vivido no deserto foi, ainda, para que Deus imprimisse na mente, exageradamente, egípcia, sua vontade e santificação. Era para a renovação, criar um conceito próximo do que Deus queria para o Seu povo, Seu modo de pensar!

HOJE!

                                                          Uma mente que presa à velha condição, faz da presença do ser humano, não salvo, só física, na igreja.

 

Estar conosco não quer dizer que são nossos. Por isso alguns saem, e, vão  para o campo oposto de hostilidade a causa cristã.

Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. (I João 2:19)

Velho é o que é arcaico, obsoleto, ultrapassado. Não dá para ser nova vida com a mente velha!

Tudo precisa ser regenerado em nós, pela semente divina, implantada em nós pela palavra da regeneração. 

Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. (I Pedro 1:23)

Toda planta não plantada por Deus, deve, desde já, ser arrancada pela raiz, para que não fique nada que ligue à uma vida de pecado. Quando nossa mente é renovada, nossa lembrança também é afetada, pois, diante de Deus, tudo já passou, e, se fez novo.

                                                                          Novo é novo, intocável, imaculável, sem vida pregressa.

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem... renovados no modo de pensar” (Efésios 4:22-23)

Nossos pensamentos refletem no que vivemos: Como e com o que eu tenho alimentado minha mente. Tudo que sobe ao nosso pensamento cai em nosso padrão de vida.

                                                                                                                      Eu sou o que eu penso.

Se eu projeto coisas erradas, minha vida será um desastre constante, um verdadeiro choque contra a tudo que Deus deseja para mim.

Darei uma escapada, rápida do contexto - abrirei um parêntese:

(Muitos não aceitam as mudanças que ocorrem no meio evangélico. Musica, estilo, jeito de se comunicar, roupas...: Tudo passou por uma transformação radical, o que, alguns, ainda resistem-na. Já imaginou se  andássemos  com os velhos carros - como o Gordini  , na agilidade de nossos, novos tempos? Você imagina-se, sem internet, celular, tablets, phone e iPod Touc, micro-ondas e impressoras? Eu, quando queria passar um estudo ou uma letra de musica para meus liderados, usava o Mimeógrafo; Dio Santo! Alguém se lembra disso? Imagine-nos, sem estas modernidades!)

Continuando...

TUDO SE FAZ NOVO!

Irmãos, tudo mudou e vai mudar. Para pior? Não sei. Dependerá de nós: Se estivermos presos à velha mente, ou, com a mente renovada pelo lavar regenerador da Palavra!

Podemos tirar de tudo, o que é bom, que serve para a nossa edificação. Não podemos aceitar a mudança de princípios da Bíblia. O que Deus deixou de mandamento ou fundamenhto  para a Igreja; isso não! Mas, poderemos aplicar de uma forma atualizada, os sólidos fundamentos apostólicos.

Certos irmãos já não usam a Bíblia feita de papel, impressa, usam a Bíblia Eletrônica, digital.

O Ministro já poderá enviar o esboço da mensagem durante o dia para todos ao mesmo tempo, oh, gloria!

                                                                       Maravilha; tudo bem rápido, com clique, e os textos já estarão lá!

Portanto, precisamos da transformação que abranja todos os aspectos da vida; espiritual e material. Pois Deus, como no passado usou os meios possíveis, e, até modernos para a época, usará, aos que estiverem preparados, usando os meios mais atuais para que sua Palavra flua poderosamente na terra.

É horrível vermos irmãos que totais possibilidades de atuarem de forma moderna para o crescimento da obra, com particulares posturas, que vão de encontro com o que Deus tem de novo para nós. Comportamento crítico antigo e ultrapassado, do tempo da obscuridade espiritual, quando a igreja era vítima do desconhecimento bíblico e secular. Somos geneticamente preparados para adaptações ao meio em que seremos, até, obrigados a enfrentar. Somos geneticamente, e segundo nossa fé, por Deus, para interagirmos beneficamente ás novas realidades.

Eu vivo um tempo em que posso me aprofundar muito mais no conhecimento, em razão do mecanismo que tenho a minha disposição, que, se, usado com entendimento, e, eu o faço, facilita e muito nossa preparação pessoal.

Renovados no modo de pensar igreja, ministério, obra e chamada pastoral. Estamos em constante transformação, não podemos nos dar por rogados, e, acharmos que, o que temos está muito bom. Não!

... Que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia.

Salmos 103:5

Entendo juventude como uma disposição, energia e vontade de viver coisas novas. O jovem é um ser inquieto, em busca de novidades, até, às vezes, se perde por isso, mas não é a regra.

Deus nos dá tudo o que necessitamos para vivermos uma vida experiente, mas, determinação de conquistar o melhor. Deus é quem nos possibilitou isso, quando nos curou, perdoou e libertou. Tendo este objetivo: Renovação como a da águia!

A águia, de acordo com que li, envelhece aos quarenta (40) anos. Seu bico, pelo tempo, cresceu demais, e encurva-se: Ainda que conseguisse alcançar a caça, esta lhe escaparia, pois seu bico não conseguiria agarrá-la. Suas garras estão gastas e compridas. O que fazer para sobreviver?

Voa e encontra o maior pico e lá, em seu paredão faz seu ninho, começando um processo de transformação cheio de dores e perigos. No paredão bate seu bico até que ele caia; isto dói.

Quando seu bico cai, ele espera crescer, note que assim ela fica sem alimento, pois não caça.

Sei bico, enfim, cresce de novo, ela arranca com ele, suas garras, uma a uma. E depois, ela arranca as penas, velhas e já fracas pela ação do tempo. Após este tempo, de renovação, aproximadamente de cinco meses, ela volta a voar, volta para vida, ao espaço e para sua rotina. Fortalecida ela viverá uns quarenta (40) anos ainda.

Renovar a juventude como a águia significa passar por período de intenso sofrimento, perdas e isolamento. Mas, está escrito que os que esperam no Senhor... Renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31).

A águia não tem escolha, ou faz isto, ou morre envelhecida e fraca.

Nós também, precisamos buscar a nossa renovação que em seguida nos leva á um ambiente de transformação, e, logo desenvolveremos todo o potencial desejado por Deus, de compreensão, sabedoria e visão sobrenatural.

Paulo disse: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”. (I Coríntios 9:22)

Se o nosso Apóstolo Paulo usou os meios cabíveis e honestos para salvar alguns; não deveria ser esta a nossa postura também? Nem todos compreenderam as atitudes de Paulo, criando, até, uma dificuldade de realiconamento. Mas, o Apostolo dos Gentios, estava à frente de seu tempo, e, em alguns casos, até do nosso tempo também.

Não criemos empecilhos para as novas ideias que surgem em meio, incentivamos a modernidade sadia, no uso de equipamentos, na repaginação de nossas musicas, no comportamental com uma abordagem diferente, na ministração, uma forma que facilite a compreensão da Palavra, na dinâmica dos cultos e na liturgia, que alguns traduzem por letargia. A mente renovada e transformada vê agora o que acontecerá mais à frente.

                                                                                           OREMOS PELA SAÚDE MENTAL DA IGREJA!

                                                                                Mente renovada é a mente de Cristo atividade em nossa mente!

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413