Itanhaém - SP

O COLECIONADOR DE QUASE - Bp. Lucas Eugênio

07/01/2012 11:13

O COLECIONADOR DE QUASE

 

Em João 5: 01-15, menciona um lugar que tem por nome, Tanque de Betesda. Nele, diz a passagem, costumava ficar um grande número de pessoas doentes, invalidas: Cegos, mancos e paralíticos. Diz o têxto, que as pessoas criam que de vez em quando um anjo vinha e agitava as águas, e o primeiro que entrasse no tanque era curado. Neste caso, os paralíticos levavam desvantagem; uma vez que não podiam se mexer!

Na passagem bíblica vemos que existia lá, entre os cegos, mancos e paralíticos, um em especial, que estava ali há trinta e oito anos.

Este reclamaria para Jesus, mais tarde, que ninguém o ajudava quando as águas eram agitadas. E, que, vinha outro, talvez menos doente, entrava antes dele!

Este homem disse isto após Jesus lhe perguntar se queria ser curado!

Eu entendo, analisando esta passagem, que o paralítico, havia tentado varias vezes,aproveitar-se da agitação das águas, entrar no tanque, não só uma vez.

Então ele teve inúmeros “quases” em suas tentativas. Alguém era sempre mais ligeiro do que Ele, aproveitando-se de sua deficiência.

A verdade é que o quase e nada são as mesmas coisas. Quase é até pior pois gera frustações. Em minha vida pessoal e ministerial já vivi esta situação de "quase". Acho, que na verdade, colecionei alguns deles.Ter uma coleção de quase não traz nenhum benefício ao colecionador; eu sei.

Algumas pessoas chegam perto da benção de sua vida e por um vacilo não atingem o alvo, foi por um triz; quase!

Moisés ficou fora da terra prometida, viu-a de longe, mas não entrou; foi quase!

Saul esperou sete dias conforme Samuel lhe ordenou, e, por causa de sua precipitação, uma questão de algumas horas, não teve seu reino confirmado, por oferecer holocausto ao Senhor e não esperar pelo profeta; foi quase!

Pilatos, fez de tudo para não condenar Jesus, mas, no final, acabou o entregando aos soldados para ser preso e crucificado; foi quase!

       “ESSES FORAM, SÓ,  ALGUNS “QUASES”

     Existem outros “quases” na Bíblia, é só procurar.

Com a chegada de Jesus ao tanque, o paralítico teve sua vida mudada. Jesus lhe curou, deu a ele, o que quase, tinha conseguido outras vezes.

Curou-o na sua capacidade de resolver sua vida, deu-lhe a capacidade de tomar decisão, quando este se levantou, finalmente sozinho, sem que ninguém o ajudasse.

Curou-o de sua paralisia conformista, esperando tudo vir a sua mão.

Curou-o devolvendo a condição de agir independente das pessoas, tomou a maca e andou.  Viu que não precisava mais do favor dos outros, pois recebera de Jesus  a capacidade de vencer!

O quase saiu de sua vida e agora era um homem que teve de volta toda dignidade perdida no chão daquele lugar.

Cristo fez e quer fazer isto com cada um de nós. É só decidirmos aceitar o que Ele tem para nós.

Irmãos,  vencemos o quase que tem trazido letargia para nossa vida e tomemos posse da benção integral que Deus tem para nós.

Deus neste dia quer saber: Você quer sair do quase?

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413