Itanhaém - SP

O DIABO DAS ( DE CERTAS) IGREJAS - Bp. Lucas Eugênio

16/08/2012 13:36

Se, de repente, da noite para o dia, o diabo morresse, como ficaria a mensagem de certas denominações? Essas, que não têm outro tema que não inclua o agente do mal na plenitude de sua maldade!

Nelas, a mensagem de Jesus sobre a salvação, vida eterna, justificação, redenção, é propositadamente esquecida; o que estas fariam sem ele?

Cheguei, já, há alguns anos, que, certas, igrejas têm um diabo seu: Que mata, rouba e destrói; onde está isto na Palavra de Deus! Alguém vai citar, João 10:10! “Mas, lá não fala do Diabo, em si, e sim do estranho, do qual suas ovelhas fugirão dos ladrões e salteadores, que as ovelhas não ouviram e dos mercenários, que vêm como se fossem Jesus. O certo é que o texto citado não fala do inimigo, mas de homens enganadores!”

Concluí que há dois diabos: O que a Bíblia cita, nomeia e indica, e, o das religiões, ou das igrejas, de algumas, de fato! Nestas, tais, igrejas, Deus não passa, não fala, nem age, na medida em que o inimigo toma boa parte das falas. Nem mesmo as curas creditadas, sutilmente, a Deus, são colocadas, mas descaradamente, em nome da denominação: “Aqui Deus faz, bradam, quase espumando seus líderes!”. O diabo da religião pode tudo o que a Bíblia diz não poder, é tudo aquilo que a Palavra diz não ser, está aonde Deus diz que ele não vai. Ele assusta, atormenta, vai ao culto...  Quando dizem, por exemplo: Vigie, eu estou sentindo o ele aqui! É conveniente também, este diabinho: “Basta alguém; um repórter, promotor público ou outra pessoa, fazer reportagem, investigar, falar a verdade sobre os verdadeiros interesses, por trás da fé, que já vem: é o inimigo se levantando contra nós”!

O diabo da religião existe, mas não sem proposito: Ele existe justamente para manter o clima de medo e insegurança, vendem a dificuldade para fornecerem a facilidade! As pessoas apavoradas são presas fáceis, pois querem se livrar da maldição, do mal olhado, dos espíritos ruins, mandados pelo inferno! Determinadas denominações, precisam manter seus adeptos na corda curta, sem muita liberdade de pensar, refletir, e, sem ter um senso apurado de análise, pois, acabarão por enxergarem a verdade, que é libertadora!

                      O medo é uma grande arma desses camaradas religiosos

Em Hebreus, 2:14,15, fala, exatamente, da derrota de satanás, que a obra ( vicária)de Cristo foi eficaz.  E mais: Não só houve derrota, houve um grande livramento do medo, do maior deles, da morte, a grande consequência do pecado, com a morte e a ressurreição de Cristo.

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

(Hebreus 2:14-15)

Na cruz, a partir dela, satanás, tornou-se inoperante; tanto a morte, quanto satanás estão derrotados, assim está escrito. Por meio do pecado, a morte tinha autoridade sobre o homem, mas a morte foi vencida na ressurreição de Jesus.

Paulo canta: “Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Acima lemos sobre o diabo que a Bíblia cita: Derrotado, destruído, limitado pela ação libertadora de Deus. Ele existe, mas não como nos é passado, a ideia de um ser que pode tudo, até interferir no trabalhar de Deus. Ele não grande, nada poderoso; nem inimigo de Deus ele é.

A Bíblia o cita como nosso (do homem) adversário: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

(1 Pedro 5:8).

 - Os cristãos eram jogados nas arenas romanas, e os leões eram soltos, e viam andando em círculos escolhendo suas vítimas para as dilacerarem; esta é ideia deste versículo -.

Devemos vê-lo como um vírus, imperceptível de tão pequeno que é, mas, nocivo. Que precisa de um ambiente propício para alastrar-se! Ele só age na vida daqueles que lhe oferecem as condições dele ser o que sempre foi: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai”... (João 8:44). Ele só pode agir na vida daqueles que atendem seus apelos, e, neles, ele satisfaz seus desejos. Ele é tão raso que precisa do humano para se completar! É isto o que a Palavra de Jesus nos mostra! Com Deus é diferente: Deus é, independente de nós o aceitarmos ou não!

Podemos colocar um vírus, como o diabo e, os demônios como subtipos de vírus. São parasitas que dependem de outros seres vivos para sobreviver. O inimigo os injeta nas pessoas, e, sobrevivem sugando as vidas de seus hospedeiros. É parasitando células de outros organismos que os vírus conseguem reproduzir-se. Assim faz inimigo! Não subsistiria sem suas vítimas incautas!

Nós, como filhos de Deus, estamos acima das possibilidades diabólicas. Nossa vida está, conforme lemos em Colossenses, 3:03, escondida com Cristo em Deus. Escondida, inacessível, longe das possibilidades satânicas. Este é o esconderijo do altíssimo, lugar de descanso para nós. Descanso é o cessar das atividades. Tudo o que era preciso ser feito para o nosso livramento de toda influencia do inimigo já foi feito! Temos que crer nisso!

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo (I João 3:8)

Pela presença do pecado, a natureza caída em nós, o inimigo tinha livre acesso, era, portanto, para todos nós irresistível. Ao aceitarmos a morte de Cristo, por nós, a semente maligna, que nos mantinha ligados a ele, foi destruída, e, implantada foi, a semente santa, divina. Somos, com isto, de outra natureza de Deus. Todas as nossas inclinações que eram para a carne, agora se voltam para as coisas do Espírito.

              ESTAMOS ACIMA DO DIABO, ESTA É A GRANDE MENSAGEM DA IGREJA!

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (I João 5:18)

Pode-se pensar: Podemos ficar confortáveis, uma vez que o inimigo está derrotado! Não.

 O pior dele, não é ele, são suas ideias, propostas e politica. Ainda que ele não esteja com o acesso disponível a nós, suas intenções e tendências estão povoando o espaço que vivemos, através de pessoas, instituições e áreas que formadoras de opiniões.

                                           E desta forma que ele anda ao nosso redor

                                           Irmãos, são os pensamentos, não a figura!

Na Bíblia lemos para não darmos lugar, espaço, para o diabo. O contexto deste versículo aborda o campo da emoção chamada ira. Mas, serve para outra aplicação: Espaço para suas ideias evoluírem em nosso meio; Ganha a mente, que você ganhará uma pessoa integralmente. A igreja trabalha muito com a imagem do inimigo, a figura, desenvolvida pelos escritores e pintores, como alguém feio e asssustador. O foco da igreja está equivocado. Não há na historia da igreja primitiva este formato. E mais: estas manifestações demoniacas que acotecem nos cultos, são, de verdade( minimamente) , mas na verdade, não é o qeu Deus quer, é o que a igreja quer, e, o sistema satânico é quem lhe atende. Enquanto a igreja está preocupada e "expulsar" uns demoninhos de sub categoria, suas ideias se espalham perigosamente. Ou seja: O sistema oferece um showzinho para a igreja e, por outro lado, deixa o esquema funcionar em paz(?). A igreja não está atacando o problema no centro, que é o pensamento maligno! Se o demonio sai para enfrentar a igreja no terreno dela, então, além de serpente, dragão, ele é também um outro bicho: Burro!  O que devemos enfrentar, irmãos, são os sofismas, conselhos, filosofias e argumentaçoes, que são verdadeiras redes enlaçando muitas vidas.

Leiam:

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; ( II Coríntios 10:4-5)

 

Nosso adversário não é um inimigo a ser vencido, se a Palavra afirma que ele já foi vencido por nós, em Cristo! Nossa vitoria precisa é ser confirmada.  Nossa batalha, hoje, deve ser travada no âmbito da mente, onde suas tendencias, pode, achar um campo fértil para sua atuação. vejam: Hitler morreu há muito tempo, portanto não pode fazer mais nada, mas, sua crença povoa a mente de muitos jovens que alimentam outros com seu discurso; gerando violencia, discriminação e morte.

Assim é com o nosso inimigo, ainda que inoperante, por causa do poder de Jesus, suas ideias estão pesentes em muitos segmentos, trazendo confusão e um comportamento, anti-Deus. 

... porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. ( I João 2:14)

 

MAS EM TODAS AS COISAS, SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES!

 

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413