Itanhaém - SP
O HOMEM NÃO SABE SE PERTENCER...Bp Lucas Eugênio
08/06/2013 11:39
-
O homem no Éden teve muitas alternativas para escolher o bem, e só uma para escolher o mal; o que ele fez? Escolheu o mal.
-
O proibido, o que Deus havia falado que não o fizesse, sob o risco de sofrer a pena de morte. (Gen.2:16,17)
-
Quando Deus deixou ao homem, a possibilidade deste fazer suas escolhas, mesmo o alertando sobre a responsabilidade e conseqüência, ele não soube lidar com isso. Mostrou-se influenciável, incapaz de resistir e dizer não ao erro, em nome da obediência a Deus.
-
O Livre Arbítrio tão desejado pelo homem, que é a capacidade de pensar, agir tendo como única motivação sua vontade, sua autodeterminação, mostrou-se algo que colocaria o ser humano em dificuldades.
-
Se não por outros motivos, pelo menos por esse: O homem, por incrível que possa parecer, tem a necessidade de pertencer. Ele nunca é, em última análise, totalmente livre. Ele é livre para pensar, mas não para agir.
-
Precisa obedecer a certas convenções, quando sua liberdade esbarra no direito do outro, mostra, que mesmo livre (?), ele é limitado, por pertencer a um sistema que lhe diz o que é certo e errado.
-
Área espiritual
-
Adão, quando comprou a idéia de Eva, de que Deus, esta na verdade insuflada pela serpente, agente do mal tornou-se escravo do pior senhor; o pecado.
-
Na ânsia de ser igual a Deus, ou seja: Ser deus de si mesmo, e portanto, sem um Deus poderoso para reger sua vida, que seria a independência da divindade, ele se tornou capacho de um ser cuja motivação é atingir a Deus, mesmo que seja indiretamente. A morte é o isolamento. A morte é não “depender de Deus”, também não depender de si, mas um senhor que controla a todos, através da mentira, da falta de paz, da tristeza, da tragédia humana.
-
O livre arbítrio é uma falácia. Um engodo. Não existe e nunca existiu, pois ao homem alguma coisa, um sistema, uma força, um poder maior, sempre controla.
-
... pois o homem é escravo daquilo que o domina.
(2 Pedro 2:19).
-
Algo te controla, dita norma, orienta, te sujeita... Este é teu senhor!
-
Lutero, vendo a impossibilidade humana de se pertencer, pregou o “Arbítrio Servil” Expressão usada para designar a antítese do livre arbítrio. É a submissão absoluta e inquestionável da vontade humana à graça de Deus.
-
A graça de Deus é o caminho para que Ele, o Criador, voltasse ao controle da vida do homem, não para exercer um autoritarismo barato, mas para salvá-lo, de si, do pecado e de satanás. O domínio de Deus é abençoador, pois livra- nos do jugo imposto pelo erro, pelo pecado e nos promove de servos para filhos.
-
Ele nos ganha pela graça como servo, mas nos trata como filhos. Sendo a graça uma força operante do Espírito, acolhida por nós como um dom e por esta nos salvar de nós mesmos; nos salva em seguida daquele que nos domina através do ego.
-
Através da sensação de liberdade, somos dominados pelo inimigo.
-
“Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos”: "Aba, Pai" (Romanos 8:15)
-
Esta é a benção do Arbítrio Servil, servimos a Deus não de forma inconsciente, como robôs, mas pelo prazer que a graça nos concede; sabemos o que e a quem fazemos.
-
A graça estabelece a ordem, faz a separação de quem é de quem não é. A graça além de trazer salvação nos capacita a recusar o erro. Educa-nos para isso.
-
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente (Tito 2:11-12)
-
Deus não domina como um déspota, mas, sim, didaticamente; indicando o caminho, como um pai.
-
A benção da adoção nos eleva a outra condição; de amigos.
-
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”. ( João 15:150).
-
Somos livres pertencendo a Cristo. Pertencer é ser separado do pecado, do mundo e de ações diabólicas.
-
O pecado, como agente satanico, não nos domina mais.
-
Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. (Romanos 6:22)
Este é um bom negocio ter um senhor que não nos trata como escravos, e sim como filhos e amigos. Verdadeiramente somos livres quando abrimos mão da mentira do livre-arbítrio e nos entregamos à Deus. sem reservas e exigencias.
Contato
Igreja Apostolica Abba
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com