Itanhaém - SP

O NOSSO ADVERSÁRIO – (primeira parte)

05/10/2011 19:19

Bp. Lucas Eugênio

Personagem de nossa mensagem dominical desta semana, o Diabo é tudo aquilo que a Bíblia diz ser e bem pouco daquilo que as igrejas dizem ser!

Ele, conhecido como acusador, tem por objetivo atrair e destruir pessoas, afastando-as da comunhão com Deus, principalmente.

Na Bíblia encontramos este ser como alguém que comparado á um homem forte, que possui armas, armadura e que se sente seguro, sem medo.

“Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos” (Lucas 11:21-22).

O que este inimigo possuía ou pensava possuir? Podemos dizer: Tudo. O homem lá no Éden, ao desobedecer a Deus, foi “serpentizado”. Ele que havia recebido de Deus a vida, o seu espírito e o direito de exercer domínio na terra, agora, dominado pelo espírito de rebeldia e desobediência, entregara sua vida e seus bens nas mãos do inimigo. Que ironia: O homem que queria se endeusar, estava endemoninhado! O diabo agindo como dominador, cônscio do que havia conseguido em Adão, chegou a oferecer seu domínio a Cristo, tentando negociar.

“E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu”. (Lucas 4:6-7)

Quem entregou a ele? O homem.

Até a vinda de Cristo, o inimigo identificado como homem forte ou valente, se sentia seguro, por não ver alguém que o pudesse vencê-lo! Mas nós lemos: “sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o...” Por Jesus, o inimigo já foi vencido. É um adversário na lona, por terra, imobilizado, não havendo mais nada a ser feito por Ele, Senhor. “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. 1 João 3:8.

Uma vez que, para Deus, o diabo é um inimigo vencido, o que resta então a ele? A Bíblia diz:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.(1 Pedro 5:8-9)

O diabo tem como alvo o homem, o ser humano, não a Deus. Deus não reconhece adversário, não tem oponente a sua altura. O objetivo no inimigo é atingir o homem, a coroa da criação do Criador. Deus o chama de nosso adversário, não Dele! De uma forma que todos possam entender, eu afirmo que nós somos a forma, o meio de a antiga serpente atingir a Deus. Toda revolta que mantém contra Deus, ele descarrega em Sua melhor criação.

O diabo não é adversário para Deus, sim para nós!

O próprio Senhor disse aos discípulos e principalmente a Pedro: “Satanás vos pediu para vos peneirar”. Na tradução da Bíblia em Jerusalém diz que “satanás pediu insistentemente” – deixa claro que ele pediu mais de uma vez e foi insistente. Já na tradução da TEB diz que “satanás vos reclamou” – mostra uma linguagem jurídica que significa fazer uma petição ou uma reivindicação, ou seja, ter um direito legal – (Lucas 22:31-33)

Ele fez isto com Jó, e se deu mal!

Ele não atacou a Cristo, mas pediu-lhe a autorização para tentar aos seus seguidores! Olha o seu interesse revelado nas palavras de Jesus. Jesus completou dizendo que rogou ao pai, para que não houvesse um desfalecimento. A luta não seria evitada, mas Cristo era intercederia junto ao pai. Isto está acontecendo neste momento: Jesus intercede por nós.

A peneira tem suas vantagens: Ao mesmo tempo em que revela o pior de nós (palha), revela, no entanto, o nosso melhor (trigo).

Devemos reconhecer que temos um oponente feroz

O Senhor nos deu armas poderosas e espirituais, para colocar a abaixo a fortaleza do inimigo.

Temos sua autoridade, palavra, nome e seu Espírito, no ataque ao adversário. Podemos num ato de determinação colocar as portas de sua fortaleza por terra!

A Bíblia nos revela a forma de vencê-lo: Resistindo-o! O que nos mostra que é uma luta diária, constante e sem trégua.

Irmãos, a autoridade dada por Adão à serpente, foi-nos devolvida por Cristo.

Devemos conviver com esta realidade, termos um adversário, mas temos um Senhor que já o venceu, e sabe como nos fazer vencedores também...

 

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413