Itanhaém - SP

ELE FEZ, PARA FAZERMOS TAMBÉM - Bp. Lucas Eugênio

14/07/2012 13:46

Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". (João 13:7)

Irmãos é impossível compreendermos verdades espirituais com a mente carnal ou natural. As coisas do Espírito estão acima da nossa compreensão, acadêmica, empírica ou de outro tipo de conhecimento.

Pedro não entendia o ato de Jesus, por ter uma mente cheia de religião, tradição e costumes. Vivia em uma época onde os a linha divisora de status religiosos e sociais, era muito clara. Agora, ele via curvado diante dele Jesus; aquele que vira curar, libertar, falar coisas tremendas e, até ressuscitar morto!

UMA LIÇÃO PARA PEDRO

Pedro tiraria com o tempo lições que marcaria sua vida. Naquela cena ele via a palavra ensinada vivida na prática.

“Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". ( Marcos 10:45).

Jesus definiu aqui seu ministério. Algo que diferente do comportamento dos Fariseus.

Servir é semear, para que amanhã possamos ser servidos. É fazer para que no futuro façam para nós.

Hoje em dia, as pessoas estão preparadas para devolver o bem que outros lhe fazem. Quando, na verdade, na questão espiritual, a realidade é outra.

Vejam:

Somos ensinados a ser recíprocos: Não fazemos ao outro, nada além do que ele nos faz. Somos recíprocos!  Ou, dar ao outro aquilo que ele merece; bom ou ruim. Isto é que traduzimos como justiça. Mas, veja bem o que está escrito:

Leiam:... “A misericórdia triunfa sobre o juízo”! (Tiago 2:13)

Esta é a norma de Deus. Agora, se em vez de uma bacia com água, sairmos por aí com uma réguinha para medirmos os outros, descobrirmos suas falhas, seremos medidos com a mesma.

...  e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. (Mateus 7:2).

E mais: “porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. (Tiago 2:13)

 

O que Jesus, aquele que lavou os pés de dos discípulos nos ensina: “Assim, em tudo, façam aos outros, o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". (Mateus 7:12)

Esta é a verdade espiritual/moral do serviço. Não é para ficarmos na passividade esperando a atividade do nosso próximo! OU esperando uma oportunidade de sermos o que Deus determinou! Sejamos. Alguém precisa ser lavado, perdoado, abençoado por nós! Como Filhos do Altíssimo, devemos dar o primeiro passo e servir! Eu semeio na vida do meu próximo e, assim; a semente será recíproca. Se eu quero colher serviço, devo plantar serviço, servindo, numa atitude que transpareça que eu não sou melhor do que o meu irmão.

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”. (Filipenses 2:3)

                      Servir é ver o outro superior a si mesmo, ainda que intelectualmente, moral e espiritualmente não o seja.

Na maioria das vezes, para não exagerarmos muito, queremos honra!

Pedro não entedia esta questão. O exemplo de Jesus foi claro. Nós os salvos estamos limpos. Mas, no contato com o mundo, algumas impurezas grudam em nossos pés. Ao em vez de condenarmos alguém quando o vir com alguma sujeira nos pés, devemos lhe oferecer uma bacia com água limpa, uma toalha e nossos serviços para limpá-lo, não deixando que aquilo se impregne em sua vida!

Então, servir é purificar com nossas mãos - símbolo do serviço - a cada um que encontrarmos nessas condições.

Completando

Pedro não entenderia aquele gesto, naquela hora, mas, com sua ascensão no trabalho espiritual, teria, muitas vezes, que fazer aos outros, o que Jesus fazia-lhe naquela hora. Entender que o ministério de Jesus, era de entrega e disposição em reconhecer que todos nós, sempre, necessitamos que um irmão se disponha a vir com uma bacia d’agua a nos ajudar limpar nossos passos nesta estrada que exige tanto a misericórdia; de um para com o outro.

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413