Itanhaém - SP

O QUE DIRIGE A SUA VIDA?

28/06/2011 18:46

 

Trecho extraído do livro "Uma vida com propósitos" 

Autor: Rick Warren

Adaptação p/ web: Marcelo Ferreira

 

(TRADUÇÃO BÍBLIA VIVA: “Percebi que o que faz o homem correr atrás do sucesso é a inveja!”).

Ec 4:4

 

 

Todo ser vivente tem a vida dirigida por algo.

 

 Os sinônimos para dirigir são: Administrar, gerir, conduzir, governar, reger, guiar, controlar, direcionar.

 

Aquilo que está sendo dirigido está sob total influência de um controlador, de uma força superior que a rege.

 

 

 

Qual a força que dirige a sua vida?

 

Neste momento, sua vida pode estar sendo dirigida por problemas, pressões, lembrança, temores e até mesmo uma crença inconsciente. Centenas de circunstâncias, valores e emoções podem dirigir sua vida. Eis aqui 5 das mais comuns.

  1. CULPA.

Pessoas com sentimento de culpa, passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando sua vergonha. Estas pessoas são manipuladas pelas lembranças, permitem que seu passado controle o seu futuro.

 

Gn 4:12 – Quando Caim pecou, sua culpa o fez sair da presença de Deus. Isso descreve muitas pessoas de hoje em dia: Perambulando pela vida sem propósito.

 

Somos produtos do nosso passado, mas não temos que ser prisioneiros dele. Deus não baseia Seu propósito pelo seu passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés em um grande líder e um covarde chamado Gideão em um corajoso herói.

 

Deus pode fazer coisas maravilhosas com o seu futuro. Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. (Sl 32:1). 

  1. RANCOR E RAIVA.

Pessoas que se apegam a mágoas, sem nunca superá-las. Ao invés de liberarem perdão e assim aliviarem a dor, preferem revivê-las em suas mentes constantemente.

 

O rancor sempre prejudica mais ao ofendido do que ao ofensor, pois enquanto o ofensor já até esqueceu e continuou sua vida, o ofendido continua angustiado em sua dor, remoendo o passado.

 

Nada pode mudar o passado, mas para o bem próprio, é melhor que se esqueça definitivamente certas coisas (Jó 5:2).

  1. MEDO.

Provavelmente, o medo, é resultado de experiências traumáticas e expectativas ilusórias, do crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética.

 

Independente de qualquer coisa que tenha causado tal situação, estas pessoas perdem grandes oportunidades por conta do medo de correr riscos. Ao contrario, preferem agir cautelosamente visando não correrem riscos e tentando manter a situação como está.

 

O medo é a auto-imposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus quer que você seja! E para que isso não aconteça é preciso agir com as armas da fé e do amor (1Jo 4:18).

  1. MATERIALISMO.

O desejo de adquirir torna-se o único objetivo na vida, pois o impulso de querer mais se baseia no conceito errôneo de que ter posses trará mais felicidade, importância e proteção.

 

Ter bens materiais traz uma felicidade temporária. Visto que estas coisas não se modificam, acabam por trazer o tédio, levando o homem a desejar novos modelos, maiores e melhores.

 

Também é errônea a concepção que a importância de um homem se mede pelo patrimônio. Pois seu valor não se determina pelas suas posses e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são bens materiais (Lc 12:20-21).

 

Outro grande erro é acreditar que quanto mais dinheiro se tem, mais protegido se está, pois grandes riquezas podem ser perdidas por uma série de fatores incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser encontrada em algo que nunca poderá ser tirado de você: Seu relacionamento com Deus. 

  1. NECESSIDADE DE APROVAÇÃO.

Pessoas que permitem que outros controlem sua vida. Pessoas que vivem e agem sempre preocupados com que os outros vão pensar, vivem buscando agradar pessoas que nunca estão satisfeitas.

 

Infelizmente os que seguem a multidão, acabam normalmente perdidos nela (Dt 32:14), devido à má influência que recebem.

 

A pessoa que tenta agradar a todos é fracassada, pois é controlada por opiniões alheias que seguramente deixam de lado os propósitos de Deus para sua vida. “Não se pode agradar a gregos e troianos”(Mt 6:24).

 

Existem muitas outras influências que podem dirigir uma vida, mas todas levam a um mesmo impasse:

  • Potencial não aproveitado.
  • Estresse desnecessário.
  • Uma vida fracassada.

 

O QUE DIRIGE A VIDA DO CRISTÃO?

  • Servir a Deus (Js 24:15).
  •  Buscar o Reino de Deus (Mt 6:33).
  • Fazer a vontade do Pai (Jo 4:34).
  • Acabar a tarefa divina (Jo 17:4).
  •  Tornar-se semelhante a Cristo (Fp 3:13,14).

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413