![](https://afc29cee75.cbaul-cdnwnd.com/06b9cf9bf5d9041874052fd4780716d3/200003227-08e9409e33/50000000.jpg?ph=afc29cee75)
Itanhaém - SP
O TEU CABRITO VAI ASSAR! - Bp. Lucas Eugênio
Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos (Lucas 15:29).
Dei um título jocoso à este artigo, mas, que não está fora do contêxto, de forma alguma!
Alguns acontecimentos servem para trazer a tona sentimentos que estão guardados e que não foram muito bem trabalhados, mesmo que o tempo tenha passado.
A alegria do pai do filho pródigo - que significa alguém esbanjador ou até generoso, que não pensa, não reflete ao gastar sua fortuna – foi rabiscada por uma reação, aparentemente, não esperada do filho mais velho. Mas, iria piorar, pois o pai resolveu matar um cabrito para festejar a volta inesperada, de um filho que sumira sem deixar rastro.
O irmão mais velho diz: “Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos”.
(Lucas 15:29)
Seu sentimento de filho de segunda categoria, revela sua mentalidade escrava.
Possuía tudo, tanto o que o pai lhe dera na partilha, como o restante do que estava lá.
Não usufruiu de nada, não fez festa, não convidou os amigos, porque não quis!
Na verdade, é isto que seu pai lhe diz!
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas...
(Lucas 15:31)
Possuía todas as coisas do pai, mas não usufruía por possuir, o que eu disse acima, uma mentalidade escrava: EU TE SIRVO HÁ TANTO TEMPO! Se o filho mais novo errou por não saber lidar com a riqueza, o mais velho errou por não ter iniciativa em relação ao que possuia. Se sentia um escravo em sua própria casa.
Algumas pessoas são assim mesmo.
Não se alegram com aqueles que se arrependem, gostaria que Deus pesasse as mãos sobre os tais. Desejam o mal dos que erram, não querem dar chance alguma. Desejam que os seus irmãos quebrem a cara! Mas, um erro não pode gerar outro. Se muitos erram e pecam, não podemos errar também não os perdoando! Alguns exigem mais do eles mesmos são capazes de dar! Apontam os erros de seus iguais, porque esses, muitas vezes não desfarçam suas fraquezas, mas, o que os condena, pode ter atitudes interiores muitas dignas de condenação do aqueles que tropeçam publicamente!
Para o pai o pródigo estava morto, e, revivera! Para o irmão este deveria ficar onde estava; no lamaçal!
O cabrito, gerador do pior sentimento.
Algumas pessoas se acham tão santas e impecáveis que quando alguém vacila no andar, se sentem acima dessas!
Quando Salomão fala para não sermos demasiadamente justo, é neste caso; além do normal, excessivo, passando da medida, abusivo. Tem muita gente exagerada quando se trata dos erros dos outros.
Querem Deus agindo com justiça, e, não com misericórdia.
“Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo” (Tiago 2:13)]
Vejam o que os tais atraem sobre si: JUÍZO! Este tipo de comportamento traz consequências!
Para nós: O COMPORTAMENTO DE CRISTO DEVE ORIENTAR O NOSSO COMPORTAMENTO:
“... porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo”. (João 12:47)
O comportamento desse rapaz, nos lembra a atitude de muitos:
Têm recebido tantas coisas, em varias áreas, mas, nunca estão contentes! Acham que são menos favorecidos: Tem carro, casa, filhos, bom casamento, emprego, mas, estão de olho no cabrito dos outros.
Nutrem um sentimento invejoso pela benção do outro, que para ele não merece tanto, recebe do Pai, mas não é grato. Só faltam chamar Deus de injusto.
É mais o menos assim: “Tenho carro, casa, bom emprego, mas não tenho aquele cabrito que o meu irmão recebeu”! - Oras!
Irmão, se Deus em sua Soberania decidiu abençoar algum irmão com o cabrito, que você ainda não recebeu, é porque Ele sabe o que está fazendo. É certo que nenhum filho Dele pode reclamar de nada, Ele tem sido maravilhosamente generoso com todos, é só darmos uma olhada honesta para nossa própria vida.
CONFIA!O TEU CABRITO UMA HORA DESSAS, ASSA!
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com