Itanhaém - SP

ORGANIZAÇÃO NA CASA DE DEUS - Bp. Lucas Eugênio

22/04/2012 13:49

ORGANIZAÇÃO NA CASA DE DEUS

 

INTRODUÇÃO

 Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa... Rs 20.1-5)

Ezequias foi avisado por Deus, que seu tempo na terra estava findando, e, que algumas providencias teriam que ser tomadas, para que, com sua ausência, o reino não viesse sofrer problemas sérios. Vemos o cuidado de Deus com a organização do reino.  Vemos também aí, uma oportunidade que Deus estava dando para que o rei tomasse as providencias necessárias, em seu caso, as últimas? Até numa hora como essa o Senhor se mostra um Deus organizado.

 

Como você já pôde ver no tópico supracitado, vamos tratar de um tema cativante para os que primam por uma vida ministerial - ou em qualquer outra área - disciplinada.

 

I - Em tudo na vida, seja em que setor for a organização é necessária. Do contrário, corremos o risco de vermos todos nossos esforços e projetos, naufragarem! E, é lógico que não queremos isto, não é mesmo?

 

E o que é organização? É o ato ou efeito de organizar. No nosso caso é: Estabelecer regras, modos e posições. É ainda: planejar, distribuir funções e desenvolver ministérios. E mais: É a soma de recursos, dons e talentos. A combinação disso tudo, mas os esforços individuais nos levam a alcançar os objetivos e propósito coletivo. Leitura: Rm. 12:4 e 5.

 

 II – Deus e a organização.

Fala-se pouco sobre isto, mas, Deus é organizado! Desde o começo, na criação, por exemplo, vemos a organização do Criador! Tudo para Deus tinha e tem um começo, meio e fim! E ainda: Um jeito, uma forma e um meio! Era cada detalhe, resultado de um planejamento do Poderoso.

Vamos ver? Gênesis 1: 1 – 28.

 

 

 

Nossos projetos não serão bem sucedidos – ainda que inicialmente, aparentemente os são – se não nos prepararmos para a consecução deles! No fim, ver-se-á, que por falta de organização, empreendeu-se muito tempo, dedicação e esforços que resultaram em nada.

 

“Deus não opera na desordem!” Está escrito: ”Mas faça se tudo com decência e ordem” I Cor. 14:40.

 

 

III – Jesus era organizado também. Vemos Jesus Cristo, muitas vezes - obedecendo a um princípio de organização, para fazer sua obra. Antes de operar o milagre da multiplicação dos pães e peixes, Ele ordena que se coloquem as pessoas em ordem, em grupos, para enfim, agir!

             Imagine aquele povo todo faminto, querendo se alimentar, sem ordem!

Vamos ver? Marcos 6:30-44.

 

Existe outro fato interessante da Organização de Jesus que você deseja compartilhar? Escreva-me.

IV – Paulo, o Apostolo dos Gentios, queria as coisas em ordem! Às vezes, a obra de Deus foi realizada, no princípio em caráter de urgência, e muitas coisas ficavam para serem feitas, mas à frente. Nem por isso a organização foi esquecida, logo, ela se fazia necessária.

 

A missão de Tito em Creta: Paulo diz a ele que coloque as coisas que restam em ordem, de cidade em cidade estabelecesse Presbíteros. Podemos relevar – às vezes, por necessidade -, a organização! Mas, chegará à hora de em que deveremos por a casa em ordem! E quanto mais rápido será melhor! Sem organização teremos muita insegurança por parte das pessoas que trabalham ao nosso lado. A quem obedecer? Como fazer? Qual a hora certa? Qual a posição? Para estas perguntas só a organização responderá. Leitura: Tito 1:5.

 

Qual teu comentário sobre o acabamos de ler?

Os deveres e direitos só serão observados onde há ordem. Sem isto, surgirão, conflitos, atritos e confusão. E o que lemos em I Cor. 14: 33: ”Porque Deus não é Deus de confusão...”. E quanta igreja excelente em muitos setores: Palavra, Juventude, senhoras... Mas, pecam na organização. Nada tem hora para começar, e pior, para terminar!

 

Compartilhe sobre o que você aprendeu até agora sobre: OGANIZAÇÃO!

 

Alguns segmentos evangélicos ignoram este item na formação de liderança.

 

A Obra de Deus é uma Obra espiritual, sim! Mas, realizada por nós, seres humanos com personalidade, temperamentos e formação diferentes. Imagine isto tudo junto, sem organização! Sem os espaços delineados quanta confusão pode surgir? Pense: Deus capacita cada um de nós, para desenvolvermos a sua obra na terra. Nossa capacitação é feita pelo Espírito Santo, que por sua vez, usa pessoas que nos ajudam a desenvolvê-la e aprimora-la.    Só um corpo bem ajustado cresce conforme esperado. É só lermos e veremos que a organização é indispensável. Leitura Efésios 4:11 e 12.

 

 

 Conclusão:

Por mais que possa parecer um assunto desgastante, o tema de hoje é imprescindível para aqueles que estão interessados em fazer o trabalho do Senhor com qualidade. Do Antigo Testamento ao Novo Testamento, dos Patriarcas aos Apóstolos, na Igreja Primitiva, vemos um trabalho organizado. Tudo o que foi por Deus, suas ordens, desde o começo aponta para uma exigência: ORGANIZAÇÃO! Quem despreza isto, desobedece a Deus! Ele é organizado. Assim como um filho adquire as características de um pai, nós, os filhos de Deus, devemos observar como o nosso Pai Eterno é, e, imita-lo! Ou seja: Permitir que as características dEle se desenvolvam em nós, pelo Espírito santo. Paulo escreveu: ”Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados...”Ef. 5:01.

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413