![](https://afc29cee75.cbaul-cdnwnd.com/06b9cf9bf5d9041874052fd4780716d3/200003227-08e9409e33/50000000.jpg?ph=afc29cee75)
Itanhaém - SP
OS DOIS TIPOS DE RAMOS - Bp. Lucas Eugênio
“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado”.
(João 15:2,3)
Obs. “Há um erro, na tradução do versículo dois. Muitos pensam que o cortar, é no sentido de arrancar, exterminar, etc. Quando na verdade a tradução mais próxima diz cortar no sentido de aparar, cuidar, sustentar, fortalecer, levantar, para a recuperação do ramo improdutivo (AION). Imagine um galho doente, fraco, que não se sustenta e vai ao chão, que corre o risco de se contaminar com fungos. O que o agricultor faz? Corta e joga fora? Não. Trabalha neste ramo, levanta-o, amarra-o à um ramo ou ao tronco, para que este volte a produzir”.
Vale lembrar que o texto diz que o ramo está em Cristo!
E mais: Já estão limpos pela palavra...
Entende-se que fala dos salvos, libertos, dos que já passaram pela limpeza inicial da Palavra de DEus.
Dito isto, quero falar sobre estes dois tipos de ramos (já limpos...) na igreja: O que não produz, portanto estéril e o que produz não o suficiente, espera-se mais dele.
Poda
É importante que cada videira seja podada, para garantir a qualidade para a próxima colheita. A poda serve para cortar as partes endurecidas e secas da safra anterior e para preparar a videira para a safra seguinte. Ao podar, é possível saber a quantidade de uva que nascerá.
1 – Toda ramo, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Este é um processo dolorido em nossa vida, o período do corte. Este tempo é um tempo de reparação. Nele, Deus está insistindo conosco. É um tempo, também, de cuidado, quando Deus está curando nossas doenças e contaminações contraidas em nosso contato com o mundo, no dia-a-dia. Nós podemos ou deveríamos produzir, mas não temos conseguido. Como o galho se alimenta da seiva, temos usufruído de Deus: De sua Palavra, de Seu Poder, de Sua unção, de Suas bênçãos; e o que temos devolvido à Ele? A Palavra diz que Deus é glorificado quando damos frutos! (vs.8)
É um tempo em que muitas vezes não entendemos o que está acontecendo com nossa vida. Parece que nossas orações já não são mais ouvidas. Quereremos respostas! E não as temos! É Deus trabalhando. E, enquanto ele trabalha, ele não fala! Numa linguagem natural, podemos afirmar que Deus acredita que podemos vingar! É a razão de sua insistência conosco nesta fase. ELE NÃO DESISTA DE NÓS! Já posso ver, pela fé, as pequenas flores brancas, indicando que voltaremos a dar frutos.
Vivemos tempos de descarte, e neles pessoas são jogadas fora, e, os que assim fazem, usam este versículo com exemplo! Vemos que o corte é a poda necessária para eliminarem-se partes endurecidas e secas de um ramo que produziu e agora está improdutivo.
2 –... e todo que dá fruto, ele poda para que dê mais fruto ainda. Esta é o momento de nossa vida em que produzimos, criamos, atuamos e participamos. Sob uma analise pessoal, cremos que estamos no ponto máximo de nossa vida com Deus. E, de repente, sentimos Deus atuando em nossa vida de maneira inesperada! Ele está nos cortando! Achamo-nos tão santos, tão ativos, tão crentes! E aí vem Deus e nos corta! É interessante sabermos algo: “Até os excessos de uvas no ramo é tirado, deixando só as de qualidade; as outras ficam no solo”. Este processo é necessário para que amadureça só a uva de boa qualidade possa amadurecer até a colheita.
Então, alguns frutos que produzimos não são aceitos por Deus, pois não glorificaram seu Nome. Não é o muito, é a qualidade que importa. Que produzamos mais uvas de qualidade!
É isso: Às vezes estamos cheios de coisas, não de frutos! Muita atividade, poucas em condições de serem aceitas por Deus. Assim ele não deixa esses amadurecerem, corta antes.
Seja por um motivo ou por outro, para que produzamos ou para que produzamos mais, Deus tem a autonomia da trabalhar em nossas vidas, igrejas e ministérios pessoais, com a intenção de nos aperfeiçoar para sua obra.
Se você não alcançou o ápice dos seus sonhos. Se você olha para seu ministério e acredita já poderia estar numa posição melhor. Se alguns projetos escaparam de suas mãos sem deixar os resultados esperados, não se desespere. Deus pode estar trabalhando em sua vida, tirando, cortando, podando para que você produza ou produza muito mais do que você imaginou nos seus mais secretos desejos. Pois Deus não quer que produzamos frutos só para agora, para nosso tempo, Ele quer que o nosso fruto permaneça.
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com