Itanhaém - SP

OS ALMÁTICOS - Bp. Lucas Eugênio - Abba/SP

12/07/2012 15:10

OS ALMÁTICOS

 

Quero falar sobre os almáticos: Os que têm com regra de vida os sentimentos almáticos. E, tem aqueles que numa eventualidade, num determinado dia, diante de determinadas pressões, são almáticos.

O que me leva a afirmar que todos nós somos dependendo do dia, almáticos.

No primeiro caso, são pessoas controladas dominadas por reações internas, que as levam reações externas de amor ou ódio. São de difícil trato, pois nunca sabemos como nos comportar diante delas.

Se as encontramos e damos bom dia, essas respondem: Bom dia por quê?

Se não as cumprimentamos, se irritam, achando que estamos dando uma de esnobe e as desprezando. Os almáticos vivem, espiritualmente falando, em duas esferas: Carnal e natural.

Carnais, quando são infantis no comportamento, no jeito der reagir a uma possível agressão mental ou social. Choram, lamentam, se acham a piores pessoas do mundo, dizem coisas do tipo: Ninguém me ama!

 São como aquele velho rabugento do antigo desenho do Gulliver que dizia: Ó dor, ó vida... Sempre reclamava, achando que nada daria certo.

Naturais, porque se portam como alguém que desconhece que Deus fez todos com características peculiares. Nem todo mundo é igual.

Acabam falando mais do que devem, entristecendo o próprio Espírito Santo, ao agredirem o próximo. Os almáticos tem postura hipócrita, camuflam sua naturalidade com palavras e gestos espirituais, falsamente, lógico!

Pedro foi almático até aprender a andar pelo Espírito. Quis andar sobre o mar, disse que não abandonaria Jesus, não consciente de sua limitação, cortou a orelha de Malco, quando Jesus foi preso, fugiu quando as trevas avançaram sobre Cristo, voltou a pescar, quando esta não era a vontade de Deus, e nem o que o Mestre havia lhe falado ao ser chamado...

Judas, além de ladrão, foi almático. Fez acordo com os fariseus para entregar Seu Senhor, achando que, pressionado, Jesus reagiria e salvaria si, e a Israel. Foi almático ao ser servo de seus sentimentos, quando a situação deveria ser intendida, não pelo o que ele via, e sim no espírito.

Exemplo de almáticos por um momento ou por uma circunstancia.

      Isto eu chamo de crise almática

Moisés teve crise almática quando - entre outras situações conhecidas - ao se irritar e bateu na pedra por causa do povo rebelde. E o pior, não deu Glorias a Deus, falou como se ele, e, Arão houvera feito aquele milagre; tirar água da rocha.

E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?

Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. (Números 20:10-12)

Moisés não entrou na terra prometida por não dar Glorias a Deus neste episodio! Foi movido pelo sentimento!

 

Jesus, em sua humanidade perfeita, teve crise almática.

Diante da aproximação da hora de sua morte, seus sentimentos afloraram. Foi ao Horto com seus discípulos, e a Pedro Tiago e João, levou para estarem mais próximos Dele, naquele momento. Precisava da companhia de amigos numa hora com aquela!

“E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo”. (Mateus 26, 36-38)

No entanto, Ele não se deixou tomar pela insegurança da alma, e no espírito teve paz, ao entender se tratar daquele o único caminho para salvação dos homens.

                       Para isto Ele tinha vindo!

Amados irmãos, andemos no Espírito, para que não deixemos estes sentimentos ruins atrapalharem nossas vidas com Deus. Deus fala e nos ensina a agir em nosso espírito, onde se encontram as verdades espirituais depositadas, para serem sacadas e vividas ao precisarmos.

Muitos estão entre nós; são pessoas que movidas por sentimentos negativos, como o medo, insegurança, pessimismo, raiva, ódio, tristeza.

Ou sentimentos positivos, de vez em quando, tendo a alma como sede também: Alegria, satisfação, felicidade, amizade, positivismo... Não é isto que Deus quer para nós!

 

Se você, por ventura, não conseguiu se estabilizar no âmbito do Espírito, ore. Deus com certeza quer mudar sua vida, fazendo-a rica em vitorias e alegrias verdadeiras, as do Espirito Santo.

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413