![](https://afc29cee75.cbaul-cdnwnd.com/06b9cf9bf5d9041874052fd4780716d3/200003227-08e9409e33/50000000.jpg?ph=afc29cee75)
Itanhaém - SP
PROMESSA: Atuação de Deus, diante da incapacidade humana!
PROMESSA: A ATUAÇÃO DE DEUS DIANTE DA INCAPACIDADE HUMANA!
Promessa é algo que vai além de uma palavra simplesmente; é um compromisso que Deus se propõe cumprir em um tempo determinado ou não. Esta pode ser, ainda, condicional ou incondicional.
Promessa não se trata também de uma palavra aleatória, sem objetivo ou alvo, ela tem um proposito. Deus não fala por falar, não promete sem a clara intenção de cumprir!
“Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar”? (Isaías 14:27)
Promessa é quando Deus decide abençoar alguém, seu filho, com bênçãos que de outra forma este não a conseguiria; é uma determinação do Pai.
O homem pode ter planos em relação a um interesse seu que acha necessário para sua, ou felicidade de seus, e, vê sua intenção naufragar diante de sua impossibilidade.
Trata-se de um plano que pode nascer no coração de uma pessoa, sem, que esta tenha força de realização, então Deus intervém, e, libera a promessa desde que o plano atenda, enfim, Seus interesses de forma geral.
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”.
(Provérbios 19:21)
O homem tem planos, Deus tem propósitos!
Então o plano, é o homem desejando que um sonho realize-se, propósito é desejo de Deus na concretização deste sonho; é a intervenção sobrenatural na vida de alguém.
Quando Deus resolve abençoar, nenhuma força humana ou não, será capaz de destituí-lo de Sua vontade.
“Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada”. (Isaías 46:10)
Na vida do Patriarca Abraão, foi assim!
O Senhor fez a promessa diante de sua impossibilidade! Ter filhos é uma questão de honra na antiguidade. Não tê-lo, é uma indicação de que algo estava errado na vida do casal; era um sinal de maldição! Imagino que se tratava de um sonho daquela família, incluindo os tios e avós, era uma forma da família continuar viva com o passar do tempo.
Mas, Deus tinha um propósito para aquela família estéril; fazer dela um embrião de uma grande família! Não poderia ser outra, Deus possuía um interesse em Abraão, ele, segundo O Senhor, possuía as características para ser o pai de uma grande multidão. Esta seria chamada pelo nome do Criador, povo de Deus, povo santo.
Deus vem e faz a promessa então: “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção”. (Gênesis 12:2)
Um problema teria que ser resolvido antes de tudo! Haveria de acontecer uma cura, uma restauração. O tempo passava tudo ia se cumprindo, menos o essencial; não nascera nenhum filho! O Senhor volta a falar com Abraão, agora foi mais claro, segundo o que está escrito:
“Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência. Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você". (Gênesis 13:15-17)
Aos olhos humanos da família, o sonho ia se distanciando; o casal ia envelhecendo-se!
Muitos fatos indicavam que Abraão contava com a presença de Deus, as bênçãos vinham, e ninguém o atrapalhava! Mas, não havia choro de criança em sua tenda.
Com certeza, eles haviam tentado muitas vezes, expectativas eram muitas, mês a mês, mas, sem novidade. Um sonho que virava pó, dia-a-dia.
A frustação abraâmica, não o deixava sem fé, ele continuaria crendo, apesar das evidencias!
Deus volta a se revelar para ele: “Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa”! (Gênesis 15:1)
Na verdade, Abraão somara tudo e, a conta lhe era negativa; ele via sua condição física/natural.
Ele estava com tudo aquilo meio que entalado na garganta, ele nunca tinha sido tão aberto em relação ao seu conflito interior, suas mágoas e preocupação, com Deus.
Ele agora queria falar, precisaria falar; as coisas não estavam bem em sua casa:
O altíssimo havia prometido, mas a verdade era que não havia filho algum! Ele diria: ”... Continuo sem filhos”...
Ou seja: está tudo na mesma! Mas, Deus reafirma que ele geraria um filho que seria seu herdeiro. Todos nós sabemos o resultado da promessa: Ela se cumpriu! Promessa de Deus é benção na vida!
Mesmo havendo um erro de percurso, quando a sugerido por sara, ele toma Hagar para esta lhes dar um filho, Deus, no final, deu a ele o prometera!
Hagar entrou na historia sem querer, Abraão teve que sentir a for de abrir mão de um filho, o da desobediência, Ismael. Todos nós quando nos precipitamos, em um casamento ou em um divorcio. Em um negocio; seu início e fim. Em qualquer outra coisa na vida, nós pagamos um preço desnecessário, com o qual Deus nos ensinará uma lição! O preço sempre será alto!
Deus conservara o útero de Sara, como se este fosse novo; ela geraria uma criança.
Deus conservaria o vigor de Abraão, o nascimento de Ismael, nos mostra isto – indicava que não havia nada errado com eles, era só um questão de tempo; o tempo certo!
Uma frase minha: “Na hora de Deus nunca é tarde"!
Em Romanos 4:18-21, que ele sobreviveu tudo isto, por, apesar dos conflitos, manter sua fé inabalável na promessa de seu Deus. Leiam
“Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade”.
Vejam que ele via sua real condição, não negava isto, mas, sem enfraquecer-se na fé.
Não precisamos negar a dor com esta está doendo. Dói, mas confiamos no alívio, na cura!
E reconhecera que seu corpo havia sofrido com a ação do tempo, mas, Deus, que prometera era poderoso para cumprir cada palavra, nisto ele crera!
“Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido”.
Dar glórias a Deus, no caso dele, era seguir confiando, sem duvidar, apesar de tudo lhe dizer ao contrario; ele tinha uma promessa, sabia que Deus não falharia com ele, apesar do tempo!
Concluindo: Nós temos sonhos, nossos, e os de Deus em relação a nossa vida, família, empresa, profissão, igreja... Quando nossos sonhos são altos demais para nossas mãos alcançarem, Deus, graciosamente, entra em nossa historia, liberando promessas, que são garantias de realização.
Nós, mesmo diante da real impossibilidade, que o propósito de nosso Pai, é irá prevalecer afinal. Nossa incapacidade de atingir certos objetivos, nunca deve ser um impedimento, mas uma oportunidade de deixarmos Deus ser Deus em nossa vida!
Aos da graça, paz.
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com