Itanhaém - SP
QUE DIABO O QUÊ!-Bp Lucas Eugênio
Palavra de nosso estudo, Visão Abba, dizendo ser necessário termos a dimensão de quem o inimigo de nossas vidas é.
Insistimos em algo que afirmamos sempre, que ele é tudo o que a Bíblia diz ser, mas, que não dez por cento (10%) do que a maioria dos pregadores diz ser. Mas, em muitos e muitos casos, poderiam exclamar: "que diabo o quê"!
O seu raio de ação, depois do evento da crucificação, está fatalmente limitado.
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor”... (I Pedro 5:8)
Esta figura nos mostra alguém que como um animal fica a espreita, cercando esperando a chance de atacar! Ele é chamado de nosso adversário, oponente, alguém no campo oposto.
Adversário: Ela vem do Latim ADVERSARIUS, “rival, oponente”, de ADVERSUS, literalmente “voltado contra, enfrentando”, de AD, “a, para”, mais VERTERE, “voltar-se, virar”.
Ouço desde criança que o diabo vai matar, roubar e destruir... Que ser é este que pode tanto contra a vida do SALVO? Ele pode, sim, mas não contra quem está em Cristo.
Mas homem está escrito isto! Eu digo: Onde? Na Bíblia, respondem. Eu insisto: Em qual Bíblia?
Eu ajudo: Em João? Sim, feliz me respondem! Mas, não está, não, declaro!
Vejamos:
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10)
O inimigo pode até ser isto: Ladrão, matador destruidor, mas a bíblia não afirma isto no texto em questão! A disputa era de Jesus com os fariseus, inconformados com a cura do Cego de nascença! Cristo fez uma passagem pela historia, aonde muitos vieram dizendo ser o messias esperado; decepcionando o povo. Ao mesmo tempo Jesus deu uma alfinetada nos líderes que se achavam os detentores da verdade. Ele nunca cita o diabo ali!
Vejam mais: Matar: Ele pode roubar? O quê? A Salvação? De quem? A nossa salvação é um dom de Deus, sem nenhum mérito de nossa parte. É um ato de Deus. Se o inimigo puder roubá-la, ele teria que roubá-la de Deus; pode?
O diabo pode nos matar? Nós que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus! Ele pode matar o que está morto? A nossa vida está escondida com Cristo em Deus! Ele pode adentrar a presença de Deus e nos matar!
“Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. (Colossenses 3:3). O salmista no Salmo 91 nos arremete para esta ideia, quando diz que habita (vive) no esconderijo( presença de Deus) do altíssimo à sua sombra(proteção) descansa!
O famoso inimigo, estrela em alguns lugares (igrejas) está limitado na terra pelo poder de Deus! Que poder é este que ele tem? Se Jesus afirmou após ressuscitar: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”. (Mateus 28:18)
Se Ele tem todo, o que resta para o diabo? A propaganda! Propaganda do medo, da ameaça, da rede de divulgação que ele usa no sistema religioso!
Ele ruge como um leão, igualmente, parecido, querendo dar entender que é um...
As pessoas, de “boa fé”(!) acreditam no que ouvem! O falso rugido de leão é propagado em altares, dando ressonância a palavras de um inimigo vencido por Cristo!
“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”.
(Hebreus 2:14-15)
Deus, em Cristo, se fez humano, para atrair o nosso adversário para sua armadilha. Ele participou das mesmas coisas, sofreu influencia, foi ameaçado pelo pecado, sim, Ele podia pecar, mas não pecou. Morte era o agente do medo, Cristo experimentou a morte, o que nos assustava, e venceu-a, e vencendo-a, tirou das mãos do inimigo, o meio pelo qual ele dominava a humanidade, então, escrava!
Ele foi aniquilado. Anulou todo efeito, tirou-lhe o poder. O diabo continua vivo, mas, sem o poder de outrora!
Hoje ele exerce autoridade sobre a parcela da humanidade que têm sua mente escrava, dominada pela mentira; da qual ele é o pai.
Ele só age em nossa vida, se sairmos do circulo de proteção: O Pai, O Filho e O Espírito Santo.
Paulo escreveu: “Porque já algumas se desviaram indo após Satanás”. ( I Tim 5:15)
Ele só fará alguma coisa ser irmos, porque ele não pode vir! Para o colocarmos longe de nós, não é gritando, esbravejando e batendo em suas vítimas inconscientes! Nem pagando uma soma vultosa, não! Não é o sai, sai, e o cai, cai! Isto é mise-en-scène( fingimento, encenação!).
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.
Resistir, não quer dizer uma luta corpo a corpo, ele é um espírito! É, não atender seus apelos atrativos, que possa nos tirar da presença de Deus! Presença de Deus não é um lugar, é, sim, um estado! Se eu não saio da presença, o diabo não terá a mínima condição de me atingir! Eva não resisitiu, cedeu a sua proposta de ser como Deus. Exatamente o lucifer prentendeu!
A terra, o inferno o CDP: Centro de detenção provisoria do diabo.
Ao se levantar contra Deus, querendo usurpar Seu trono, este ser foi lançado a terra, como um meio de pré-condenação. Segundo alguns, sua queda produziu o caos, fazendo da terra aquilo que vemos no primeiro capítulo de Genesis, um sub-mundo. Havia trevas sobre a face do abismo! Por sobre esta face, o Espírito de Deus se movia, sem criar, como se estivesse ali para dar limites ao ser derrotado no céu ! Trevas, ausencia de luz, simbolo da manifestação maligna. é uma condição moral e espiritual. Entendo que o salmista, no Salmo 74:13 -14, faz alusão a este acontecimento, o caos provocado pela presença satanica na terra.
leia: " Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas.Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. LEVIATHAN, é visto por alguns como o proprio satanás.
O domíno de satan na terra, começou a ser restringido ao Deus começar ou recomaçar o processo criativo, dizendo: " Haja luz; e houve luz".
(Gênesis 1:3)
A restrição aumentou, quando Deus plantou o Jardim do Éden. Era um lugar de paz em meio ao caos. Lugar de domínio, onde,o homem, então formado, habitaria em segurança. Que embora vendo o posicionamento dado pela Palavra de Deus, indica ser este Jardim localizado, me parece, em outra esfera. Então nós sempre habitamos num espaço, roginalmente, dominado por nosso adversário. Que, depois da formação do homem, se voltou para atacar o a joia da criação. Ele não aceitou o homem com prerrogativas que eram comuns a ele, antes de sua queda. Ao atingir ao homem, pensa ele em atingir a Deus.
O que eu quero dizer com este final meio assombroso? Que nossa luta aqui, vai além do negocio que vemos hoje em dia, em igrejas ou em nossa propria, expulsando demonios que de tão desqualificado, frenquentam igreja! Pergunto: O que um demonio vai fazer num templo religioso? Para ser ser expelido? Oras!
Nossa luta tem um âmbito de maior dimensão: É contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais( ares) . Nossa luta(?) rtem se resumido a expulsações, esterias, entrevistas, com seres que sabidamente mentem. Enquanto ficamos nas igrejas expulsando sub-demonizinhos mixurucas, as forças infinitmante mais perigoas atuam destruindo, não lares, e, sim, nações. Influenciando nas escolhas de líderes, trazendo todo tipo de miseria, drogas e doenças, que diante da letargia de governos, crescem. (Efésios 6:12).
Aos da Graça, paz.
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com