
Itanhaém - SP
RECUPERANDO A VISÃO! - Bp Lucas Eugênio
“Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível”. (Hebreus 11:27)
Vivemos em uma época de muitos sonhos e pouca visão. Sei que muitas vezes traz-se um tom poético/romantico á frase de um hino.
O problema é que nossos irmãos menos avisados, saem falando, repetindo, como um torneira de reparo gasto, este termo fora do contêxto.
Pregadores desgastam este têma, afirmando que a igreja deve sonhar...
Más, cansado de ouvir isto: Que os sonhos de Deus jamais vão morrer, por exemplo, me ponho a imaginar, como Deus sonha - uma vez que para Ele tudo é conhecido até mesmo mesmo antes de ser. Se é Ele quem nos anuncia as coisas que não são, e, que serão um dia?
"Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir".
(Isaías 42:9)
Lógico que sonhamos quando dormimos ou cochilamos! Sonhos podem ser projeções de acontecimentos vividos no dia ou no passado; coisas do passado presentes em nosso subconsciente. Podem ser resultados de expectivas que frustraram-se, ou, que foram adiadas. Podem ser, ainda, motivados por fatos marcantes na vida de alguém; positivos ou não! Sonhar todos sonhamos, é, quase inevitável. Mas, em relação a nossa vida espiritual ou vida com Deus, trata-se de uma colocação equivocada. Somos, sim, incentivados por Deus através de promessas. E, estas, devem ser visualizadas através da fé. Ver, irmãos, não sonhar! As promessas de Deus são reais, e, deve ser recebidas assim! São concretas!
Certo estadista israelense dando uma entrevista disse (entre outras palavras importantes), que ele não era um sonhador e, sim, um visionário!
Quando li isto – foi há muitos anos - nas páginas amarelas da revista Veja, liguei imediatamente à questão espiritual de minha vida: “Quantas vezes me faltou esta percepção; ter visão, muito mais do que sonhar”! Sonhar é desejar alguma coisa, visionar é enxergar algo realizado. É viver, desde já, aquela realidade projetada! Na verdade, no meu caso, era cego e não sabia! Queria muito, e, esperava pouco. Não acreditava realmente na possibilidade de concretização de um propósito de vida. Isto me fez, e faz muita gente, ficar sempre aquém do que se aguarda.
Lembrando-me dos nossos heróis velhos testamentários, quer foram desafiados à acreditarem em projetos divinos, que em suas épocas pareciam loucuras, aceitaram, mesmo assim, e acabaram por conhecer vitorias inacreditáveis para nós, geração apostólica moderna.
Falta-nos visão, irmãos. Nossas musicas ou louvores, falam muito em sonhos: Nossos sonhos, sonhos de Deus... Uma que, Deus não sonha (nem poeticamente falando isto cabe!). E, nós, temos muitos sonhos de barriga cheia, motivados por profecias desconectadas do interesse de Deus e da Bíblia. Fala-se muito dos sonhos de José, que, na verdade, foram visões divinas futurísticas, verdadeiras. Tratava-se de propósitos de Deus para ele, José, que iam além de simples sonhos, estavam relacionados com a sobrevivência do próprio povo de Deus!
Como saber se nos falta visão? Simples: “Temos vivido o agora a certeza de que Deus fará o que nos prometeu”? Não é só acreditar; é conviver com a certeza! É ver agora a promessa de um dia, é antecipar através do sentimento algo que é mais para frente!
Abrão, apesar dos contratempos, teve certeza de que o Deus que havia prometido um filho era poderoso para cumprir! Mesmo que reconhecesse que seu corpo estava enfraquecido; assim mesmo não duvidou!
Aqui está o segredo: “Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem como se existissem. (Romanos 4:17)
Visão é ver o que não existe como se já existisse, aqui está a diferença do sonho! É uma característica de Deus, que precisamos desenvolver em nosso viver: “A capacidade de antecipar pela fé uma realidade, ainda, não presente em nossa vida”.
É o contraste do que é no momento. O retrato das condições que não existem no momento!
A conhecidíssima passagem da mulher do fluxo de sangue nos dá amostra do comportamento do visionário! Ela idealizou sua cura antes da mesma acontecer. Mentalmente e verbalmente, em seguida, viu seu milagre. Ela disse antes de acontecer que aquilo aconteceria!
É um tempo este que vivemos de recobrarmos a condição de enxergarmos o que nos é hoje invisível.
Só assim, poderemos concretizar projetos de Deus na terra. Ele não se revela a qualquer um, à alguém que não enxerga espiritualmente, um passo além do nariz. Deus não pode mostrar o sobrenatural para uma pessoa, que não é capaz de ver, como foi o caso de Noé, que avistou pela fé o que Deus lhe mostrou.
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca... (Hebreus 11:7)
Noé foi uma bênção, ele viu o que iria acontecer - numa época de total degeneração humana.
Com sua visão ele sobressaiu aos demais, sendo escolhido por Deus para dar início ao que chamamos de civilização – nós adâmico inicialmente, somos noéticos, numa segunda abordagem. Outros que não viram: Seus irmãos e familiares - com exceção de seus filhos, esposa e noras - morreram afogados na falta de fé e cegueira!
Finalmente, irmãos, Deus quer contar com homens e mulheres, que são capacitados pela fé à ver o que está em Seu coração - o que a maioria não vê, e, por isso - Ele não pode lhe confiar o sublime mistério de coisas que ainda não se viu, ouviu e nem se percebeu com a mente. Se você capaz disso, é melhor se preparar para ser chamado de maluco. Um doido para o mundo, um visionário para as coisas de Deus!
Contato
Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000
13-97746413
bplucaseugennio@hotmail.com