Itanhaém - SP

RETARDADOS DA IGREJA - Bp. Lucas Eugênio - Abba -SP

26/05/2012 15:12

... pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. (2 Timóteo 4:3)

Há, infelizmente, um retardo espiritual muito expressivo em nossas igrejas. Quando digo retardados, é neste sentido; retardam a obra, o processo de evangelização e de consientização espiritual.

A razão é simples: A Palavra de Deus foi deixada de lado, pela experiência mística particular. É, eu sinto, pra cá, eu sinto pra lá, eu vi, uma voz (que voz?) me falou, sonhei, fui tocado... É isto, as pessoas abandonaram a Palavra em troca destes tipos de revelações extras e espúrias (latim spurius, -a, -um, bastardo, ilegítimo, falso, no nosso caso, é aquilo cujo autor não é aquele a quem se atribui a autoria. = APÓCRIFO) -, em nome de Deus; vejam só!

Assim, a Igreja não cresce, incha, com tantas coisas estranhas - empurradas para dentro dela. Tudo isso, porque surgiu na igreja um grupo de retardados da fé. Gente esquisita, de gritos e olhares tortos. Cara feias, bravas, críticas aos informais e descontraidos, como se isso( cara feia)  fosse sinal ( é para muitos) sinal de santidade. O que ocorre, é por não se interessarem pelo conhecimento bíblico, se repetem nos temas expostos(hum..), sem a devida profundidade.

Ficam só no ÊTA DEUS!

E mais:  recebam, eu determino, Deus mandou eu vou falar... Como diria minha Nona: Dio Santo!

Não vejo maldade nisso tudo, e, sim, de mediocridade.

CONSTATAÇÃO

O povo, tem se afastado da Bíblia e aproximado temerosamente dos encantadores da fé, que usam de artimanhas, de palavras decoradas e repetidas exaustivamente, em forma de mantra, incutindo sua ideia na mente desavisada. Geralmente, sobra para o pastor, que luta diariamente zelando pela Palavra, em oração, estudo e se vê descartado da vida de discípulos que Deus colocou em sob sua guarda. Logo, logo, a presença do pastor não será mais necessária; os encantadores da fé tomarão o seu lugar.

O autor de aos Hebreus, deixou um alerta para as ovelhas do aprisco do Senhor: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. (13:17)

A igreja que não atenta para este conselho, sem perceber, talvez, está matando seu líder, que perde alegria; não se esquecer, de que se trata de um ser humano, que passa a atuar com se levasse um grande peso sobre si. Ninguém ganha quando agimos ao contrário desta orientação!

Isto tudo vem pela presença de verdadeiros adulto-infantis, que representam a grande maioria do povo cristão pentecostal; ou renovados, avivados, sei lá!

Os profetas do óbvio

Esse tipo de pessoas, que prolifera na igreja, são profetas do nada, que entregam (?) às pessoas vítimas de suas profecias, o que é evidente.

Por exemplo, o que eu mais ouço: Deus mande-lhe dizer, que o deserto é passageiro! Lógico, está claro na Bíblia! Até porque, que mora no deserto é só o povo beduíno. Profecias do óbvio.

Tem um pastor, que eu conheci no Litoral Sul de SP, que, se alguém vinha lhe profetizar alguma coisa ele logo dizia, eu recebo, mais falo o que eu não sei! Isto desconcertava o profeta do nada!

Tomei a questão profética, como exemplo, por achar que se trata do pior que acontece hoje em alguns cultos que tenha a missão ingrata de ir, por tudo isto.

A receita bíblica:

Na Palavra de Deus, encontramos textos que corroboram a presença de dons espirituais, no desenvolvimento do culto. Mais o culto é a Deus, não aos dons! É importante entendermos a conclusão do texto paulino que diz: TUDO SEJA FEITO PARA A EDIFICAÇÃO. Há algo, há ser melhorado, construído e desenvolvido em nossos cultos. É fundamental que saiamos melhores do que entramos. Mais como, se o culto nosso de cada dia está, cada dia que passa, com menos conteúdo?

Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. (1 Coríntios 14:26)

Sem o equilíbrio necessário, em vez de nos encher da presença de Deus, nos enchemos do mais profundo vazio!

ADULTOS-INFANTIS

O que citei acima, sobre o tipo de crente deste tópico, é muito sério.

Gente que pelo tempo que passa por ministração, já deveria está na linha de frente, atuando para uma igreja melhor; mas não é assim: Estão nos rudimentos da doutrina, numa verdadeira derrapada constante, sem desenvolvimento. Como já disse em estudo anterior: No B, A, BA.

É só lermos: Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir. (Hebreus 6:1-3)

Nossa meta é avançar em busca da maturidade ou maioridade cristã, não da independencia da Igreja.

Ou seja: Assuntos que já deveriam estar resolvidos por ministrações constantes, ainda se faz necessário repeti-los às pessoas que insistem em não se desenvolverem. Por uma questão simples: A Palavra de Deus está escanteada, e o misticismo tomou conta.

Esta passagem nos dá a dimensão que a Palavra possuía naqueles tempos.

Antes das maravilhas, havia ensino, mais comunhão, muita ração e grande temor.

Não é assim em nosso tempo: A ordem é esta: Maravilhas, aí vem, maravilhas e depois maravilhas! Não há interesse pelo ensino. Não há tempo para comunhão. Não há dedicação á oração. Portanto, não com o desenvolver o temor a Deus!

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. (Atos 2:42-43)

A palavra decdicar, nos remete para a consagração! Eles se consagravam ao...

Entendo mais: Há necessidade da presença da autoridade espiritual para que tudo seja feito conforme a indicação bíblica. Antes, certos discípulos, fogem, sem que o pastor siba para se encontrarem em lugares pseudo-consagrados.

O retardo

É comum convidarmos irmãos para lerem um versículo durante o ensino.

Pedimos, para que leiam capítulo X, vs. Y, e a reação é esta: hein? Se eu não ler antes ficaremos um bom tempo esperando algum diferenciado achar e ler. Outra coisa, de tanto ouvir “balelas”, repetem o que ouvem e dizem algo que não está na Bíblia como se dela fosse; Eu digo: Manos, isto não está na Bíblia, e me respondem: Não? Nossa... Pensei que... Aí eu ouço aquele som (estridulação) de grilos: cri, cri, cri...

Há um comportamento de deficiência mental brava, na igreja. Por quê? Porque mentes que não se exercitam se atrofiam! Então temos um monte de gente que exercita o corpo e deixa a mente definhando. Esta lerdeza é explicada por total desinteresse pela Bíblia; até a on-line, que é uma coisa tremenda. Para que ler, se eu posso ir à irmã “Cotinha” que me dá revelação que eu preciso?

Experiência pessoal

Irmãos, as experiências espirituais, que alcançamos em nossas reuniões extras, não são completamente destruidoras de vidas. Se, passarmos essas experiências, pelo crivo da Palavra de Deus, podem ser usadas para o bem comum. Elas serão positivas, quando, não te der independência do corpo.

Braço, pernas, mãos, isolados, não são corpo, só o serão se estiverem unidos pelo comando da cabeça. São partes do, mas não são o corpo.

Toda experiência mística bíblica, levou a pessoa que passou pela tal, há um compromisso com Deus que redundou na benção de muitos e glorificação do Seu nome.

Para nossa orientação:

...cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

(Efésios 4:15-16)

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413