Itanhaém - SP

SALVOS PARA COISAS MELHORES - Bp. Lucas Eugênio - Abba/SP

03/07/2012 16:00

 

 

Amados, mesmo falando dessa forma, estamos convictos de coisas melhores em relação a vocês, coisas próprias da salvação.  (Hebreus 6:9)

No contexto, vemos dois tipos de terra, são iguais em muitas coisas: Ambas recebem chuva, ambas produzem, mas, com resultado diferente.

Este resultado diferente produz prêmios diferentes: Uma é abençoada, outra amaldiçoada.

1 - Pois a terra que absorve a chuva, que cai frequentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus (Hebreus 6:7)

2 - Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada.  (Hebreus 6:8)

O escritor diz aos hebreus, que, por serem vidas salvas, deveriam produzir algo bom, em resultado do cuidado dos que a cultivaram. Ele falou de forma veemente, trazendo um enfoque negativo, do tipo de terra (gente) que ele conhecia, indicando que dos seus leitores, uma vida diferente Deus aguardava. Coisas próprias de quem havia recebido a salvação, mostrando que a salvação não era, ou é, algo estático, sem dinamismo e eficiência; liberta e pronto, não! Ela produz no salvo a capacidade de viver  acima de suas deficiências e de seus limites. Uma vida diferenciada em relação à antiga vida no pecado.

A consequência da velha vida, era a vergonha. Agora, a consequência era positiva: “Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna”. (Romanos 6:22).

Este versículo nos mostra que o resultado do fruto traz santificação para o momento, e para o futuro, a vida eterna - embora desde já, temos alguns aspectos da vida eterna no presente!

_ Eis a questão: Diz-se muito que Deus é amor, tem misericórdia, esquecendo que Deus é justiça é fogo consumidor, que ao culpado não tem por inocente.

Encima disto, é o que eu sempre afirmo: Muitos salvos não desfrutam das bênçãos plenas da salvação, por, simplesmente, viverem uma salvação sem os frutos desejados pelo Senhor.

                                        UMA VIDA SEM RESULTADOS POSITIVOS

Uns, a exemplo de figueira do Evangelho de Mateus, que foi amaldiçoada, por conter folhas e não frutos, e secou-se, quando, por sua qualidade de arvore deveria produzir frutos antes das folhas. (Mateus 21:19).

Então, dado ao grande investimento, e o preço caro pago por nós, Deus espera encontrar algum fruto em nós.

É interessante ver que os crentes, os de hoje, vão ao culto, com pouco, ou quase nenhum, interesse de louvá-lo. Esta geração vai por uma série de interesses, menos os que honram e adoram ao Senhor. Vai atrás de solução para a vida, o que não é errado; mas, a motivação do culto é, antes de qualquer coisa, adorar ao Deus Eterno: A benção deveria ser a posteriori, e não a priori, em nossas reuniões! Independente do que recebemos agora, na vida, já temos a maior razão para engrandecer a Deus: Ele morreu por nós. Somos salvos! Mas esta é outra historia, para outro dia.

No caso da terra em questão, a decepção foi muito grande, ela produziu espinhos e ervas daninhas. Símbolos de coisas negativas. Alguém assim torna-se para Deus, inútil! Algo que não presta para nada! Não honra sua santidade, nem sua dignidade. Não rende frutos que exaltam seu nome. Só resta um futuro para gente assim: Ser queimada.

Particularmente, não entendo que falando de terra a ser queimada, queira dizer para a destruição dela em si. Mas, éuma figura de purificação e de se expurgar as coisas ruins dela. É um processo de restauração, na verdade. Por exemplo:  Os agricultores no Brasil tem por prática antiga fazer queimadas em sua terra. Ao queimar uma área agrícola os objetivos agricultores, é de controlar as pragas, limpar áreas para plantio, renovar pastagens e facilitar na colheita. É uma forma de renovar o solo e abrir novas áreas para um novo plantio.

Quando uma terra, vista como boa, não produz com qualidade essencialmente o fruto próprio, traz grande decepção a quem nela trabalha, pois os sonhos não vingam. Gera assim, um ambiente de tristeza.

Algumas pessoas, não entendem porque a vida não deslancha. Oras, trata-se de  terra que não traz benefícios para ninguém! Então, como está no versículo:... Seu fim é ser queimada  (Hebreus 6:8), é necessário o dono dela agir desta forma

                                       OS ESPINHOS, AS ERVAS DANINHAS

Espinhos e ervas daninhas, estão presentes ebtre nós, muito mais do que imaginamos.

Tenho me encontrado com muitos que têm as caracteristicas de espinho pelo caminho, esses não alimentam, e, sim, machucam . As pessoas se afastam, estão sempre distantes, por terem medo de se aproximarem e se ferirem. Geralmente o crente espinho é solitário, não se da bem com seus irmãos. Geralmente tem um histórico de muito sofrimento.  

Agora, tem os ervas daninhas, que só servem para sugar aos poucos a vitalidade da igreja. Interferem no crescimento do outro de outra qualidade, são invasoras do espaço alheio. Mata aos poucos, dia-a-dia, quase despercibidamente, deixa sua marca. Envolve devagar e pacientemente as plantações,chega um momento, que se arrancá-la, arranca também o que há de bom.

                                        O  QUE É ERVA DANINHA?

“Erva daninha é toda planta que nasce importunamente numa cultura e começa a competir com ela por espaço e nutrientes”. É algo estranho ao terreno! Estas podem colocar a perder todo um tempo de investimento e trabalho de um jardineiro.

Ervas daninhas, são muitas na vida espiritual. São pessoas, que atraem para nós problemas. Outras se aproximam por interesse e, nos prejudicam; atrapalham famílias, igrejas e ministérios. Vivem sob o espirito de maldição. Já percebeu que nossa vida muda para pior quando algumas pessoas se aproximam demasiadamente de nossa vida? Quando tentamos ajuda-las? Tudo sai do eixo! Misericórdia! Devemos está a tento a isso, pois em causa, irmãos, a maldição não vem! Às vezes, interferimos no trabalhar de Deus em uma vida (terra) ruim! E atraímos sobre nós as consequências.

 

                                         Não desista do tratar de Deus, Ele não desiste de cuidar de você!

 

Se Deus resolveu queimar uma terra (vidas), Ele tem sérios motivos para tal. Se a nossa vida passa no instante por algum processo de perdas, aparentes, ele está atuando com pura intenção de nos ajustar à Sua vontade, para que produzamos aquilo esperado por Ele.

Ao mesmo tempo não se assuste se sua vida tem transformando-se numa grande queimada, é Deus preparando sua vida para um novo tempo de crescimento, de frutificação e benção.

Amigo, se você identificou-se com este artigo e viu que precisa mudar; faça-o agora.

Não rejeite esta correção, pois é certo, que é para teu melhor, creia! E ainda: Ele corrige quem é filho, já o bastardo...

 

Paz.

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413