Itanhaém - SP

SÓ SE A JUMENTA FALAR!

21/09/2011 18:36

 

Bp. Lucas Eugênio

 


A historia de Balaão nos inspirou a falar com a igreja sobre a necessidade de estarmos atentos aos sinais de Deus em nossa vida.

A jumenta, segundo lemos em Números 22: 22-31, viu o anjo do Senhor, com uma espada na mão; Deus havia se colocado no caminho do profeta, para impedi-lo de avançar e amaldiçoar seu povo, em nome do Rei dos moabitas, Balaque, que por se sentir inferior, e saber do que havia acontecido antes com os amorreus, temeu muito. Deus não queria que o profeta fosse amaldiçoar o povo que Ele abençoou, mas o profeta insistiu, e Deus permitiu (vontade permissiva), que Ele fosse, caso viessem chamá-lo. (vs19). O que ele não esperou: “Mas Balaão não esperou os moabitas: logo de manhã ele albardou a sua jumenta e foi-se com eles”. Aqui está um erro: Ele queria fazer o que Balaque pediu, mesmo o Senhor o proibindo, insistiu, pensando, talvez, que Deus mudasse de idéia. Quando nós estamos fora da vontade perfeita de Deus, vivemos uma vida de equívocos, e de más interpretações sobre a real vontade de nosso Deus. Forçamos a barra, vamos orar, sabendo que o que pedimos é errado, insistimos em ir quando é para ficarmos, falamos quando é para calarmos! Ezequias teve sua oração ouvida, ganhou mais quinze anos de vida, o suficiente para nascer Manassés, o pior rei de Judá. Manassés, na área espiritual, praticou todo tipo de abominação, envolvendo-se com astrologia, bruxaria, esoterismo, invocando espíritos e desejando o mal para os outros:... Adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçaria e tratava com necromantes e feiticeiros, sacrifícios de criança ao Deus moloque. (II Cron. 33,6).

Ao notar o rumo da igreja, sinto a necessidade de bradar assim: “Só se a jumenta falar de novo”!

Vemos a crise ministerial, interesses meramente financeiros, ocupando o espaço da verdadeira mensagem do Senhor. Brigas por espaços na mídia, que revelam a verdadeira intenção de cada um. Pergunto: Será que esta briga é para evangelizar mesmo? Será que não é muito mais fazer crescer um nome na mídia: Ministério e pessoal. O dinheiro gasto com a televisão, um montante considerável, não seria mais importante no envio e manutenção de missionários em lugares que, realmente, necessitam da Palavra de Deus? Nem sempre quando cresce uma denominação, cresce na mesma medida o Reino de Deus! Agora, todo mundo quer um canal de TV, quando o veículo de maior penetração nacional é o radio.

É Cristo ou a imagem pessoal que queremos levar?

O caminho de Balaão é o do interesse venal, do lucro, do a qualquer custo, o oposto ao de Deus. A Jumenta viu o que o profeta não via, cego pelo desejo material. Deus permitiu que a jumenta falasse; um caso estranho! Mas, só assim o profeta prestaria atenção.

Precisamos voltar à sensibilidade espiritual e vermos em que caminho estamos andando: Se é o do Senhor ou o de Balaão.

“Do outro jeito a jumenta precisará falar de novo”

Alguém pode dizer para não julgarmos, só que a Bíblia não proíbe julgarmos, e sim, alerta sobre a responsabilidade, uma vez que seremos avaliados com a mesma medida. Deus não está tão preocupado com o resultado, o quanto está com a intenção.

“Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito” (Proverbios 16:02)

Noutras palavras: O Senhor conhece a verdadeira motivação. O que nos move a fazer algo para Ele! Não basta fazermos algo, grande ou pequeno, impressionante ou simples, o que, no fim, vai valer é a nossa intenção. Até a humildade pode ser usada por razões erradas. Existe muito feno, palha ou madeira. Esta escrito: “ sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. (1 Coríntios 3:13) Vê-se que não é só fazer, a qualidade é fundamental.

Segundo lemos em Mateus, muitos vão se decepcionar no dia do acerto final. Dirão:

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! “(Mateus 7:22-23).

Diante de tudo o que vemos: Brigas, discussões, acusações... Não vou admirar se em pleno horário nobre a JUMENTA FALAR.

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413