Itanhaém - SP

SOB O OLHAR IMPERFEITO - Bp. Lucas Eugênio/ Abba-Sp

11/08/2012 14:19

SOB O OLHAR IMPERFEITO

Deus, quando nos separou, o fez para Ele. Ele nos fez povo Seu, exclusivo, particular, para as boas obras.

A questão é: Como as pessoas nos vêm? Já afirmo, sinceramente, que o olhar de terceiros não me importa muito. Pois o que sou, o sou para Deus e não para os outros. O olhar humano é limitado e tendencioso. Quando ele é lançado sobre alguém, se não houver algum interesse envolvido, geralmente não é para encontrar o bom e sim os defeitos, o ruim.  Este olhar é, e não poderia deixar de ser, num primeiro momento, sob o ponto de vista humano.

NINGUÉM BUSCA EM ALGUÉM O BOM PARA ELOGIAR , E, SIM O RUIM, PARA CRITICAR!

Eu sou, então, para Deus, que me recebe e me vê como alguém justificado pelo Seu Filho Jesus. É nele que somos santos e irrepreensíveis: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele, em amor.”(Efésios 1:3 e 4)

Somos, infelizmente, aos olhos imperfeitos, pessoas imperfeitas e cheias de falhas, e, não dignas de quaisquer benefícios da parte de Deus ou dos homens.

Alguém diz: Aquele pastor prega isto e aquilo, e não vejo nele nada de bom; ele é homem como eu sou... Aí está o complicador: O que ele prega e ensina, vem de Deus. Ao ministrar à Igreja e ministra às pessoas falhas, como ele também o é. Então, ele também é alcançado pela a mesma palavra! Paulo entende isto ao disciplinar, e se vendo como alguém que instava os outros a buscarem a maturidade, entendendo-se como alguém que não havia alcançado ainda.

Não havia atingido a condição de perfeição, mas prosseguia! Ele diz que foi alcançado par alcançar. (Filipenses 3:12-15). No que diz respeito a Cristo, o necessário já foi feito, agora, cabe a nós( não aos outros!), esta entrega, esta busca por esta condição. Somos luz, e a luz ilumina os corações, que se mostra cheioa de concupsências da carne. Não precisamos nos esforçar, como o mundo se esforça para nos revelar pecadores, para revelar a condição de cada um.

Mas, o bacana, é que ao olhar perfeito do Deus perfeito, nós, seres limitados, somos qualificados a ter plena comunhão com ele. Deus não nos vê diretamente: Quando ele nos olha e nos vê, o faz pela cruz, via Cristo, em quem somos completos e perfeitos. Cristo é tudo aquilo que nós não conseguiremos jamais ser; o Filho perfeito para Deus. Ele é o culminar de todas as qualidades esperada por Deus ao formar Adão; é Ele, Jesus, o Adão perfeito! Se não somos Jesus, somos cristos, ungidos, separados para o cumprimento da vontade de Deus, a unção nos santifica.

Leia: “Também, Nele, estais aperfeiçoados.” ou " Estais perfeitos Nele que é a cabeça" ...(Colossenses 2:10)

“Também Nele estais aperfeiçoados, Ou "completos", ou "preenchidos" Nele; que é, estão perfeitos Nele: os Santos estão em Cristo, e toda complitude nEle está, assim estão eles cheios também, de tanto quanto eles necessitam, e são capazes de conter”.( John Gill)

Ao mesmo tempo, que Cristo é o que nós não conseguimos ser , é nele que Deus descarregou toda indignação pelo pecado humano. Na cruz houve a inversão: Nós fomos justificados, e, Ele, Jesus, condenado. Na cruz Ele foi tratado com um pecador, e, nós, como alguém merecedor da misericórdia divina.

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.( II Cor. 5:21).

Devemos ser como servos de Deus, cumpridores da Palavra. E, isto inclui em aceitarmos o que Deus fez, não só a nós, bem como, em relação aos outros. A obra da salvação tem uma amplitude que alcança todos os chamados pelo seu decreto. Nossa forma de ver as demais pessoas deve passar pelo filtro bíblico, e, sermos mais generosos com elas.

De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. (II Coríntios 5:16)

Vejam irmãos: Quando Cristo foi enxergado a partir do ponto de vista humano, ele foi visto como um transgressor, enganador e, até alguém que tinha o espirito de belzebu!

Entendam isto, quando julgamos alguém sob este ponto de vista, nos equivocamos. Porque, se alguém está em Cristo, é nova criatura, e as coisas velhas já passaram. Tudo que diz respeito ao antigo jeito de viver, não influencia mais nossos irmãos, reconciliados com Deus em Cristo.

Paulo, antes de ser transformado no que foi, um grande pregador do evangelho, perseguia a Igreja de Cristo, por entender que estava prestando um serviço a Deus. Para ele, Jesus, não passava um novo líder blasfemo como tantos outros que passaram por aqueles terras! Ele mesmo, Paulo, seria alvo de rejeição, em cumprimento ao que Deus dissera a Ananias, sofreria desconfiança, em relação sua conversão, por parte da comunidade cristã que o via como alguém que perseguia a Igreja; não acreditavem em sua mudança. Mas, no entanto, para Deus era este um vaso escolhido! ( Atos 9:10-16)

Esta é amaneira de vemos a todos salvos: Novas criaturas! E pronto! O Cristão é sim, uma nova criatura. Houve uma mudança definitiva, permanente por ocasião de sua regeneração e reconcilição com Deus.

“Paulo enfatiza julgamento espiritual e discernimento espiritual para a vida das pessoas e situações. Nossa experiência do amor de Cristo nos leva a impelir os outros de acordo com normas visão do mundo e aprender a vê-los do ponto de vista do grande ato de salvação de Deus em Jesus Cristo”. (Bíblia Comentada)

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; (II Coríntios 5:17-18)

Devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que embora sendo Deus, decidiu aceitar a con)dição humana, não olhando para as nossas condições pecadoras, transgressoras, e pela Sua humilhação salvou-nos, dando-nos uma nova vida, cheia de graça e bondade.

Olhemos uns aos outros com olhar de Cristo, isto é no fim o verdadeiro amar ao próximo!

Pesquisar no site

Contato

Igreja Apostolica Abba Rua Trento, 31 - Belas Artes Itanhaém SP - Brasil Cep: 11740-000 13-97746413